📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
(Atualizada às 19h18)
O PT homologou a candidatura de Rafael Fonteles ao governo do Piauí durante convenção realizada na tarde deste sábado (23) no Atlantic City, zona Leste de Teresina. Na ocasião, também foi oficializada a candidatura do ex-governador Wellington Dias ao Senado Federal nas eleições de 2022. Nove partidos fazem parte da coligação. São eles: PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, PROS, SDD, MDB e Agir.
Anna Paula Couto / A10+
Participam do evento Rafael Fonteles, Themistocles Filho, vice-candidato a governador pelo MDB, deputados da base e apoiadores. O grupo político foi recebido com entusiasmo pelos militantes. É a primeira vez que Rafael Fonteles disputará um cargo político. O ex-secretário de Fazenda foi escolhido pelo PT para sucessão de Wellington Dias, que renunciou o cargo para disputar o Senado.
Em entrevista à imprensa, Rafael afirmou que esta será a maior missão da vida. Ele relatou que pretende, caso vença as eleições, governar para todos, mas especialmente aos que mais precisam.
Anna Paula Couto / A10+
"Estamos felizes em estar participando da maior convenção da história do estado do Piauí. É uma energia vibrante, muita gratidão a Deus, ao povo, e aos amigos dos nove partidos que fazem parte da nossa coligação. Essa eleição é a maior missão da minha vida, é usar todos os talentos que Deus me deu para servir o povo piauiense, governando para todos, mas especialmente para os que mais precisam. É com essa sensibilidade social que a gente quer de fato fazer o melhor governo da história do Piauí", disse.
Assista ao vídeo abaixo:
Questionado sobre quais áreas serão priorizadas, em um eventual governo, Fonteles afirmou que a geração de emprego e renda será uma de suas principais metas, além de reforçar a segurança pública no estado, criação de novas escolas e melhorias na saúde.
Ainda durante entrevista, Rafael confirmou para o dia 3 de agosto a visita do ex-presidente Lula ao Piauí. Esta será a primeira visita que o petista fará em Teresina em campanha presidencial. A expectativa é que a vinda de Lula fortaleça ainda mais a candidatura de Rafael ao governo do Estado.
Em discurso, o deputado Themístocles Filho, candidato a vice-governador do Piauí, fez inúmeros elogios a Rafael Fonteles e citou que o ex-secretário de Fazenda tem obrigação, caso vença a eleição, de fazer um governo melhor que de Wellington Dias.
“Essa aqui não é uma guerra de deputado estadual, é uma guerra de governo para vencermos no primeiro turno”, disse. “Rafael tem a obrigação de fazer um governo melhor do que Wellington Dias e o Wellington Dias não vai se zangar, só se zanga se não fizer”, declarou.
Anna Paula Couto / A10+
Na convenção do PSD, o presidente regional da sigla, deputado Júlio César, comanda o evento e no palanque anuncia todos os candidatos da legenda. Neste ano, o partido vai concentrar as candidaturas à Câmara Federal após fusão cruzada com o MDB. A expectativa da sigla é eleger ao menos três deputados federais no pleito deste ano.
O ex-governador Wellington Dias, candidato ao Senado Federal, afirmou neste sábado (23), durante convenção do Partido dos trabalhadores, que a disputa estadual este ano contra o grupo da oposição "não será fácil".
Quem é Rafael
Rafael Fonteles, 37 anos, é bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA-RJ). Ele foi presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) por dois mandatos, e Secretário de Fazenda do Piauí por sete anos. No Piauí, ele é intitulado como "menino de Lula". Rafael é casado com a médica Isabel Araújo e possui três filhos.
Nove partidos na coligação
No início de julho, representantes do PT, PCdoB e PV formalizaram a federação partidária Brasil Esperança. As federações são novidade na disputa política deste ano. Agora, os partidos terão que atuar em conjunto em conjunto por, no mínimo, quatro anos. É diferente da coligação, que estabelece aliança apenas durante o período eleitoral.
Anna Paula Couto / A10+
Mais cedo, em entrevista à TV Antena 10 e o A10+, o senador Marcelo Castro (MDB) afirmou que a população quer a vitória do grupo do PT. "Isso é um sinal muito bom que a população quer a vitória de Rafael, Themístocles [vice], Wellington [senador] e Lula para presidente", disse.
O deputado Georgiano Neto (MDB) também participou da convenção e falou, em entrevista à TV Antena 10 e A10+, sobre as expectativas com a convenção e sobre as pesquisas de intenção de voto que apontam Rafael Fonteles (PT) na frente de Sílvio Mendes na disputa estadual.
Fonte: Portal A10+