Rafael Fonteles é oficializado candidato a governador do Piauí: "Maior missão da minha vida" - Eleições 2022
Eleições 2022
ELEIÇÕES

Rafael Fonteles é oficializado candidato a governador do Piauí: "Maior missão da minha vida"

É a primeira vez que ele concorrerá a um cargo político; evento ocorre neste sábado (23)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 19h18)

O PT homologou a candidatura de Rafael Fonteles ao governo do Piauí durante convenção realizada na tarde deste sábado (23) no  Atlantic City, zona Leste de Teresina. Na ocasião, também foi oficializada a candidatura do ex-governador Wellington Dias ao Senado Federal nas eleições de 2022. Nove partidos fazem parte da coligação. São eles: PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, PROS, SDD, MDB e Agir.

  

PT oficializa candidatura de Rafael Fonteles ao Governo do Piauí
Anna Paula Couto / A10+

  

Participam do evento Rafael Fonteles, Themistocles Filho, vice-candidato a governador pelo MDB, deputados da base e apoiadores. O grupo político foi recebido com entusiasmo pelos militantes. É a primeira vez que Rafael Fonteles disputará um cargo político. O ex-secretário de Fazenda foi escolhido pelo PT para sucessão de Wellington Dias, que renunciou o cargo para disputar o Senado

Em entrevista à imprensa, Rafael afirmou que esta será a maior missão da vida. Ele relatou que pretende, caso vença as eleições, governar para todos, mas especialmente aos que mais precisam.

  

PT oficializa candidatura de Rafael Fonteles ao Governo do Piauí
Anna Paula Couto / A10+

  

"Estamos felizes em estar participando da maior convenção da história do estado do Piauí. É uma energia vibrante, muita gratidão a Deus, ao povo, e aos amigos dos nove partidos que fazem parte da nossa coligação. Essa eleição é a maior missão da minha vida, é usar todos os talentos que Deus me deu para servir o povo piauiense, governando para todos, mas especialmente para os que mais precisam. É com essa sensibilidade social que a gente quer de fato fazer o melhor governo da história do Piauí", disse.

Assista ao vídeo abaixo:


Questionado sobre quais áreas serão priorizadas, em um eventual governo, Fonteles afirmou que a geração de emprego e renda será uma de suas principais metas, além de reforçar a segurança pública no estado, criação de novas escolas e melhorias na saúde.

Ainda durante entrevista, Rafael confirmou para o dia 3 de agosto a visita do ex-presidente Lula ao Piauí. Esta será a primeira visita que o petista fará em Teresina em campanha presidencial. A expectativa é que a vinda de Lula fortaleça ainda mais a candidatura de Rafael ao governo do Estado.

Em discurso, o deputado Themístocles Filho, candidato a vice-governador do Piauí, fez inúmeros elogios a Rafael Fonteles e citou que o ex-secretário de Fazenda tem obrigação, caso vença a eleição, de fazer um governo melhor que de Wellington Dias.

“Essa aqui não é uma guerra de deputado estadual, é uma guerra de governo para vencermos no primeiro turno”, disse. “Rafael tem a obrigação de fazer um governo melhor do que Wellington Dias e o Wellington Dias não vai se zangar, só se zanga se não fizer”, declarou.

  

Convenção ocorre no Atlantic City, zona Leste de Teresina
Anna Paula Couto / A10+

  

Na convenção do PSD, o presidente regional da sigla, deputado Júlio César, comanda o evento e no palanque anuncia todos os candidatos da legenda. Neste ano, o partido vai concentrar as candidaturas à Câmara Federal após fusão cruzada com o MDB. A expectativa da sigla é eleger ao menos três deputados federais no pleito deste ano.

O ex-governador Wellington Dias, candidato ao Senado Federal, afirmou neste sábado (23), durante convenção do Partido dos trabalhadores, que a disputa estadual este ano contra o grupo da oposição "não será fácil".

Quem é Rafael

Rafael Fonteles, 37 anos, é bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA-RJ). Ele foi presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) por dois mandatos, e Secretário de Fazenda do Piauí por sete anos. No Piauí, ele é intitulado como "menino de Lula". Rafael é casado com a médica Isabel Araújo e possui três filhos.

Nove partidos na coligação

No início de julho, representantes do PT, PCdoB e PV formalizaram a federação partidária Brasil Esperança. As federações são novidade na disputa política deste ano. Agora, os partidos terão que atuar em conjunto em conjunto por, no mínimo, quatro anos. É diferente da coligação, que estabelece aliança apenas durante o período eleitoral.

  

PT oficializa candidaturas de governador, senador e deputado nas eleições de 2022
Anna Paula Couto / A10+

  

Mais cedo, em entrevista à TV Antena 10 e o A10+, o senador Marcelo Castro (MDB) afirmou que a população quer a vitória do grupo do PT. "Isso é um sinal muito bom que a população quer a vitória de Rafael, Themístocles [vice], Wellington [senador] e Lula para presidente", disse.

O deputado Georgiano Neto (MDB) também participou da convenção e falou, em entrevista à TV Antena 10 e A10+, sobre as expectativas com a convenção e sobre as pesquisas de intenção de voto que apontam Rafael Fonteles (PT) na frente de Sílvio Mendes na disputa estadual.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado