Tarifa zero no metrô e nos ônibus, revitalização do Centro e união dos governos em Teresina: veja como foi a sabatina de Fábio Novo na TV Antena 10

Em entrevista, petista ainda comentou que existem planos para que o presidente Lula venha reforçar sua candidatura; VÍDEO!

(Atualizada às 16h02)

O candidato à Prefeitura de Teresina nas eleições de 2024 pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Fábio Novo, foi o segundo sabatinado da Bancada Piauí, telejornal da TV Antena 10. O candidato utilizou seu espaço, nesta terça-feira (03), para conversar com os apresentadores sobre suas propostas para Teresina e sobre pontos específicos do seu plano de governo, como por exemplo transporte público, saúde e revitalização do Centro de Teresina. As sabatinas iniciaram nesta segunda-feira (02), com Telsírio Alencar e seguem até que todos os 9 candidatos sejam entrevistados.

Novo iniciou falando que esse é um momento favorável para Teresina, uma vez que o governador do Piauí e o presidente do Brasil fazem parte de seu mesmo partido político, o PT. Fábio falou sobre as obras que foram realizadas após Lula e Fonteles assumir a presidência e o governo e quais os planos futuros.


“Na hora que Lula assume a presidência, juntamente com o ministro do Wellington Dias, o governador Rafael e o nosso time, a gente busca os recursos e, 1 ano e 8 meses, o rebaixamento da João XXIII é entregue, com investimento de R$ 50 milhões. Nesse período esse time já entregou a nova maternidade dona Evangelina Rosa, a maior maternidade pública do país, a nossa estrada duplicada de Teresina até Demerval Lobão, o viaduto do Mercado do Peixe. A partir que esse time assumiu, entregou para Teresina essas obras e vamos fazer muito mais. O presidente também autorizou também a duplicado para o Norte”, disse.

Outro ponto importante durante a sabatina foi a questão do transporte público e como ele trabalhará para enfrentar a crise no sistema. Segundo Novo, a tarifa zero será implementada no metrô e nos ônibus e, caso seja eleito, será realizada a compra de ônibus elétricos para aumentar a frota da Capital.

“É possível implementar aqui em Teresina. A tarifa já existe em 120 cidades no Brasil, como por exemplo em Fortaleza para os estudantes e em São Luís. Temos que fazer primeiro um transporte que funcione. No nosso plano de governo, no primeiro ano, é botar a frota para rodar. A frota que roda hoje é de 247 ônibus. Temos que ter entre 400 e 450. Vamos ter ônibus, microônibus e vans. Vamos trabalhar para manter, depois para ampliar e manter a regularidade para que a pessoa não passe 2 ou 3 horas no ônibus. Vamos organizar esse sistema no primeiro ano, vamos organizar as paradas, botar tecnologia, fazer nosso centro de comando funcionar. A partir do segundo, terceiro e quarto ano a gente coloca frota nova de ônibus elétricos”, explicou.

  

O candidato à Prefeitura de Teresina pelo PT, Fábio Novo Laura Parente/ A10+

   

Novo ainda falou sobre como o novo prefeito de Teresina deve ter o poder de dialogar. “O próximo prefeito de Teresina vai ter que ser alguém que tem a capacidade de dialogar bastante. Nós vivemos um dos momentos mais difíceis da cidade com problemas seríssimos na saúde, no transporte, com falta de galerias, no recolhimento do lixo. O próximo prefeito vai ter que dialogar e eu tenho essa predisposição de sempre dialogar, acabei de ser líder do governador, dialoguei com os deputados, amadureci, aprovamos projetos. Sou amigo do governador, dos deputados, do presidente Lula. Essas condições de dialogar para trazer mais recursos para reconstruir Teresina”.

O candidato pelo PT ainda falou sobre a criação de novas secretarias e como elas são necessárias para atender mais profundamente questões sociais pertinentes ao povo de Teresina, como por exemplo o atendimento mais especializado às pessoas com deficiência, que segundo ele hoje representa 1/4 da população da Capital.

“Eu vou criar a Secretaria Municipal para Incluir as Pessoas com Deficiência. Teresina tem mais de 200 mil pessoas com algum tipo de deficiência, isso é 1/4 da população. Então como é que você não tem um órgão no município para cuidar de 1/4 da sua população? É uma cidade que não tem acessibilidade. Você precisa ter uma política afirmativa todos os dias. As demais eu não estou criando [secretarias], estou transformando; Fundação Cultural em secretaria, a empresa de tecnologia em secretaria com atribuições maiores para que a gente atenda as reais necessidades da população”, contou durante a sabatina à TV Antena 10.

  

O candidato à Prefeitura de Teresina, Fábio Novo, foi o 2º sabatinado do Bancada Piauí, da TV Antena 10 Laura Parente/ A10+

   

Novo ainda contou seus projetos para a revitalização do Centro e como pretende atrair mais pessoas para o local. “O nosso plano de governo é o único que cria uma coordenação que vai cuidar especificamente do Centro. precisa ter atrativos de volta para o Centro, a questão cultural, revitalizando os espaços. Tem que ter um viés para cultura, para habitação popular, nos prédios abandonados fazer habitação e dar preferência para quem trabalha no Centro. Dar vida às nossas praças, fazer corredores culturais; todas essas intervenções faz com que você bote gente no Centro”.

Fábio ainda falou sobre um possível cenário de segundo turno; segundo ele, o apoio de Dr. Pessoa, que aparece em terceiro lugar em grande parte das pesquisas, não é bem-vindo. 

“Eu acho que a gente tem que ter um limite; eu não gostaria, não desejaria, não está no meu perfil [receber apoio do Dr. Pessoa]. Eu consegui fazer uma ampla aliança, uma frente em favor da reconstrução de Teresina e se minha gente se chama ‘Reconstrução de Teresina’ como eu estaria recebendo esse apoio?”, indagou.

Durante a sabatina, Fábio ainda contou que existem planos para que o presidente Lula venha para Teresina reforçar seu apoio. “O próprio presidente já manifestou o desejo de vir, mas enquanto não vem já esta em nosso programa eleitoral manifestando seu apoio”, finalizou.