Marco Polo a Índia e o caminho para Cipango

Confira o novo artigo desta semana de Fábio Nery

Os chineses, habitantes das províncias de Mandji, não possuíam barcos apropriados para navegar para as Índias, essas não eram as províncias da Índia atual, mas sim as ilhas chamadas Índias Orientais, a principal se chamava Cipango ou Japão. 

A ilha de Cipango (Japão) estava no oceano oriental e distante uns mil e quinhentos quilômetros da costa de Mandji. Gente, tão independente como desta ilha nunca se viu. Tinham os seus próprios reis, seus ídolos e costumes. Possuíam ouro em tal abundância que suscitaram a inveja dos seus vizinhos, mas os comerciantes não tinham interesse em visitar Cipango porque os governantes não permitiam a saída do ouro do país. Também abundavam as pérolas que eram de grande tamanho, o seu costume de enterrar os mortos pondo-lhes uma grande pérola na boca demonstra até que ponto eram ricos os habitantes de Cipango. Não há nada de estranho que, ao conhecer estas maravilhas, o poderoso imperador Kublai Khan tenha preparado uma frota para invadir e conquistar o país de Cipango.

“Como interpretar essa passagem para os dias de hoje em nossas empresas!”. Ao observar a riqueza do outro podemos como empreendedores despertar o desejo de querê-la,porémdevemos tomar cuidado e saber diferenciar o que é possível de ser conquistado e o que não, tão bem como a maneira de fazê-lo.