Como iniciar seu negócio? Especialista dá dicas

MEI é importante para você que trabalha por conta própria e vive na informalidade

Hoje o regime mais econômico de iniciar um negócio é sendo MEI (Microempreendedor Individual). Criado em 2008 com carga tributária reduzida com o principal objetivo de retirar da informalidade milhões de empreendedores.

Ele é composto de 3 (três) impostos que são: 

O CNPJ formaliza o seu negócio, a carga tributária não se altera com o volume de vendas, desde que esteja no limite anual. Contribui para a previdência social, tornando-se apto a se APOSENTAR e demais benefícios previdenciários como: aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, licença-maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte.

  
Como iniciar seu negócio? Especialista dá dicas Divulgação
 
 
 

Para usufruir dos direitos basta pagar a contribuição mensal (DAS) em dia e cumprir a carência necessária para cada um. Você pode contratar no máximo um empregado ou empregada, que receba o piso da categoria ou 1 (um) salário mínimo.

As atividades permitidas por esse regime não estão regulamentadas por entidades de classe e não requerem conhecimento técnico. 

MEI é importante para você que trabalha por conta própria e vive na informalidade, como: artesão, cabeleireiro, eletricista, encanador, funileiro, motoboy, pedreiro, pintor, vendedor, entre muitos outros.

  
Gizianne Alves, consultora contábil Divulgação
 
 
 

Para saber se pode ser MEI, você tem que verificar se atende algumas condições, caso você fique com dúvidas sobre seu negócio pode ser cadastrado ou não como MEI, recomendo que procure o auxílio de um contador.

Qual seu sonho? Gostou do conteúdo? Compartilha!