O Projeto Cinema na Escola, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), concluiu as gravações de mais um curta-metragem, inteiramente pensado, produzido e executado por estudantes matriculados no curso técnico de Produção de Áudio e Vídeo do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Prefeito João Mendes Olímpio de Melo - Premen Norte, em Teresina.
Com roteiro assinado pelas alunas Evellyn Reis e Mariana Santos, e colaboração dos estudantes Marcelo Leão, João Morais, Beatriz Oliveira, Michelle Gomes, Iury Bandeira e Marley Santana, o curta-metragem "Cinara" narra a história de uma jovem de 16 anos que vive na periferia de Teresina. A trama acompanha a protagonista enfrentando desafios como a pobreza e a perda recente de sua mãe, enquanto mantém o sonho de um futuro melhor.
O projeto, realizado pela Seduc em parceria com a TVM Filmes, envolve os estudantes em todas as etapas da produção cinematográfica, permitindo que adquiram experiências práticas fundamentais para o desenvolvimento profissional no setor audiovisual.
Esse aprendizado prático complementa os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e os prepara para os desafios do mercado audiovisual local e nacional.
O estudante João Morais comentou sua primeira experiência com equipamentos profissionais de cinema: “Estamos produzindo o curta Cinara e manuseando equipamentos de cinema. É uma oportunidade que poucos têm e está sendo incrível. Espero conseguir seguir em frente com isso”, disse.
Luan Silva, outro aluno participante, também falou sobre o aprendizado proporcionado pelo projeto: “Eu não pensei que seria assim. Estamos aprendendo muito sobre som, iluminação e como captar melhor as imagens. Está sendo uma experiência única”, relata.
O Projeto Cinema na Escola beneficia 220 estudantes matriculados no Curso Técnico de Produção de Áudio e Vídeo nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano.
O cineasta Cícero Filho, instrutor do projeto, revelou que, ao longo do curso, serão produzidos cinco curtas-metragens. Cinara é o segundo projeto desenvolvido pelos alunos, sendo o primeiro, Bomba Assassina, produzido em Parnaíba pelos estudantes do Ceti Polivalente Lima Rebelo.
Cícero Filho destacou que o grande diferencial do projeto é permitir que os alunos lancem seus próprios curtas ao término das aulas: “São curtas produzidos inteiramente por eles, desde a criação dos roteiros até a finalização das filmagens”, destacou o cineasta.
Com duração de 12 meses, o curso abrange desde a introdução ao cinema e linguagens cinematográficas até técnicas de interpretação, captação de som, edição de vídeo e marketing cinematográfico. O curso finalizará com a gravação de um curta-metragem, permitindo que os alunos coloquem em prática todo o conhecimento adquirido.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, elogiou o envolvimento e a dedicação dos estudantes, destacando o papel do projeto na formação de futuros profissionais do audiovisual no Piauí. “É por meio da prática no set de filmagem que esses jovens vivenciam todas as etapas da produção cinematográfica, desenvolvendo habilidades técnicas que os aproximam da realidade do setor. É mais uma oportunidade para nossos alunos, mais estímulo à criatividade e ao protagonismo juvenil”, afirmou o secretário.