Mais de 300 ocorrências foram registradas pela Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresina (SEMDEF) no primeiro semestre de 2025. Os dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (07).
Os casos estão relacionados a riscos estruturais, ambientais e urbanos. A zona Sul liderou com o maior número de registros em junho. Segundo os dados, os atendimentos foram distribuídos da seguinte forma: 52 em janeiro, 61 em fevereiro, 76 em março, 44 em abril, 35 em maio e 38 em junho.
Divulgação
"Em junho, a zona sul liderou mais uma vez o número de atendimentos, com 13 ocorrências, o que representa 34,21% do total registrado no mês. As zonas sudeste e leste aparecem empatadas, com 8 atendimentos cada, seguidas pela zona norte (7) e pela zona rural (2)", afirmou a pasta.
Entre os principais tipos de ocorrência estão: riscos físicos e patrimoniais, foram registrados 17 casos, que representam 25,93% das ocorrências; riscos ambientais com árvores ameaçando cair (15 casos – 39,47%); potenciais crimes ambientais (3 casos – 7,89%); ocupação de bacias hidrográficas (1 caso – 2,63%); danos em ruas e rodovias (1 caso – 2,63%) e infestação por pragas urbanas (1 caso – 2,63%).
“Estamos intensificando as vistorias técnicas em áreas de risco e fortalecendo a atuação preventiva, principalmente agora que nos aproximamos do período mais crítico do ano, o chamado B-R-O Bró. Nossa equipe já está se preparando para as ações de combate e prevenção a queimadas urbanas e incêndios em áreas verdes”, afirmou o secretário da Defesa Civil de Teresina, coronel José Nunes,.
A Defesa Civil informou que, nos próximos meses, ações de educação ambiental e manutenção preventiva em comunidades mais vulneráveis e escolas, serão executadas como parte da preparação para o período mais quente e seco do ano, que costuma registrar maior incidência de incêndios.
Canais de atendimento
A Defesa Civil de Teresina atende 24 horas por dia pelos canais: 199 ou pelo WhatsApp: (86) 99514-2250.