(Atualizada às 09h24)
Após dias de intenso calor no Piauí, a chuva chegou e deixou marcas em algumas cidades do estado. Em Pedro II, moradores registraram chuva de granizo, além de rajadas de ventos. Em Paulistana, os ventos chegaram a ultrapassar 60km/h. Raios também foram registrados em outros pontos, como em Teresina. Ainda na capital, a Unidade de Pronto Atendimento do Satélite ficou alagada e os serviços foram temporariamente suspensos.
De acordo com a climatologista Sara Cardoso, os fenômenos decorrentes da chuva já eram previstos. A expectativa é que as chuvas voltem a acontecer em pontos isolados em Teresina nesta quarta-feira (27).
"Nas previsões que nós fizemos e colocamos no site oficial da Semar já havia essa possibilidade de chuvas em todo o território do Piauí como ocorreu ontem. Ainda teremos possibilidade de chuva nessa porção central do Piauí e na porção Sul. O que se espera é que as chuvas fiquem em torno de 20mm. Em Floriano, Oeiras, pode ter essa possibilidade maior de ocorrência de chuvas. Para Teresina hoje existe a possibilidade de chuvas isoladas", afirma a climatologista.
A Fundação Municipal de Saúde informou que estão suspensos, temporariamente, os atendimentos de urgência na UPA do Satélite, devido aos estragos provocados pela ventania e a forte chuva.
"A unidade de saúde ficou sem energia na ala de recebimento dos pacientes, que já foi restabelecida, e também sofreu alagamento. Imediatamente a direção da UPA acionou a gerência de engenharia da FMS para avaliar os estragos e tomar as providências. O setor de regulação também foi acionado e pacientes foram transferidos para outras áreas da UPA", afirma a FMS em nota.
A recomendação é que os usuários devem procurar as outras UPAs da cidade e as urgências municipais.