O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta quarta-feira (16), a reforma e ampliação do aeródromo de Corrente, buscando fortalecer a infraestrutura de mobilidade aérea na região sul do estado. Com investimento superior a R$ 7,4 milhões, as intervenções incluíram a reforma da pista de pouso e decolagem, pista de táxi, faixa de pista, pátio de estacionamento de aeronaves, terminal de passageiros e vias de acesso, além de balizamento noturno e sistema elétrico próprio.
A pista possui 1.050 metros de extensão por 20 metros de largura e as obras foram executadas pela Secretaria dos Transportes (Setrans). Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual.
Foto: Louany Naira
Para o governador, a obra representa um avanço estratégico para a atração de investimentos e fortalecimento de serviços essenciais, como o Samu Aéreo. “A cidade de Corrente, que é um polo desta região do estado do Piauí, recebe um novo aeroporto com pista em asfalto CBUQ, com balizamento noturno, uma obra de quase 8 milhões de reais, que vai facilitar tanto o Samu Aéreo, como também a atração de investidores para essa região, que cresce muito aqui no sul do Piauí”, destacou Rafael Fonteles.
O prefeito de Corrente, Filemon Paranaguá, também celebrou a inauguração. “Obra importante. Eu fico muito feliz e muito grato ao Governo do Estado, especialmente ao seu empenho e a todas as lideranças que estiveram conosco nessa jornada, porque sabemos a importância que tem esse aeródromo, não só para Corrente, mas para todo o polo regional da Chapada das Mangabeiras. Realmente, aqui vai ser um vetor de desenvolvimento”, afirmou o gestor.
Foto: Louany Naira
O secretário dos Transportes, Jonas Moura, reforçou o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da infraestrutura regional. “Muito feliz em poder estar entregando nesse momento o aeródromo de Corrente, uma obra esperada já há algum tempo. Com essa reforma, o local vai integrar toda essa região no sul do estado”, pontuou o gestor.
O aeródromo de Corrente integra o plano de expansão da malha aeroviária coordenada pelo Governo do Estado, que já entregou mais de uma dezena de pistas em todas as regiões do Piauí, com padrão técnico capaz de atender voos diurnos e noturnos.