A Prefeitura de União, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, garante o cuidado humanizado e descentralizado por meio do Programa Melhor em Casa, que realiza atendimentos domiciliares a pacientes com dificuldade de locomoção ou em situação de vulnerabilidade clínica. Com uma média de 150 atendimentos mensais, o programa funciona na zona urbana e na zona rural do município.
Coordenado pela enfermeira Renata Lebre, o programa oferece uma rede de suporte completa, formada por uma equipe multiprofissional: médica, enfermeira, duas técnicas de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga e assistente social. Juntas, essas profissionais garantem assistência qualificada e contínua a pessoas que precisam de cuidados em casa, seja temporariamente ou de forma permanente.
“O Melhor em Casa vai justamente atender aquele paciente que não consegue caminhar, ou aquele que está acamado, e precisa de cuidados de média ou alta complexidade”, destaca Renata.
O acesso ao programa pode ser feito por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), do hospital municipal na hora da alta ou demanda espontânea da própria família, que deve procurar a UBS mais próxima.
A atuação do Melhor em Casa evita internações desnecessárias, reduz a lotação hospitalar e proporciona maior conforto ao paciente e sua família. Além disso, permite que o tratamento seja feito em um ambiente familiar, o que costuma acelerar a recuperação e fortalecer o vínculo entre a equipe de saúde e a comunidade.