Mais de mil estudantes da rede estadual iniciam curso gratuito para tirar primeira habilitação

As aulas estão sendo ministradas em 11 unidades escolares organizadas como polos de atendimento, contemplando as quatro GREs da capital

Mais de mil estudantes da rede pública estadual do Piauí iniciaram as aulas teóricas para conquistar a primeira habilitação na categoria A (motocicleta), por meio do programa CNH Social Estudantil. A formação, 100% gratuita, está sendo realizada durante o recesso escolar, em escolas-polo localizados nas quatro zonas de Teresina.

As aulas teóricas são realizadas de segunda a sexta até o fim das férias e, depois, continuam aos sábados nas escolas de origem dos alunos. A formação abrange 11 Centros de Tempo Integral em todas as regionais de Teresina.

 
Mais de mil estudantes da rede estadual iniciam curso gratuito para tirar primeira habilitação
Divulgação
 

A iniciativa é da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com o Detran e a Seplan. A meta é beneficiar 10 mil jovens da rede estadual com a primeira habilitação de forma gratuita.

Além do acesso gratuito ao curso, os participantes concorreram a prêmios. Após responderem um quiz interativo, cinco alunos foram premiados com notebooks entregues diretamente nas escolas.

As aulas ocorrem de forma híbrida, com transmissões ao vivo pelo Canal Educação e acompanhamento presencial nas escolas-polo. A primeira turma é composta por jovens com 18 anos completos previamente selecioandos e que já passaram por exames médicos, psicotécnicos e coleta de biometria.

Para Sarah Isabelle Vaz, aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Pacífico de Moura Neto, conquistar a habilitação sem custos é um sonho realizado. “Essa é uma oportunidade que nem todo mundo tem. Me sinto privilegiada. Vai mudar minha vida”, afirma a estudante.

As aulas estão sendo ministradas em 11 unidades escolares organizadas como polos de atendimento, contemplando as quatro GREs da capital
Divulgação
 
Já Thallysson Evangelista, colega de Sarah, destaca o impacto da formação na segurança no trânsito. “Estamos aprendendo como nos comportar de forma responsável. Isso ajuda na locomoção para o trabalho e na prevenção de acidentes”, disse o aluno.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça o papel da escola na formação de condutores mais conscientes. “Essa é uma política pública de alto impacto. A maioria dos acidentes envolve motociclistas jovens e pode ser evitada com formação adequada. Ensinar sobre trânsito ainda na escola é salvar vidas. Estamos preparando nossos estudantes para o futuro com responsabilidade e cidadania”, lembrou o gestor.