Piauí registra foco de Peste Suína Clássica em Cocal de Telha; 15 animais morreram

O dono dos animais acionou a ADAPI ao notar que dois porcos morreram após um curto período de tempo

Uma propriedade, localizada na zona Rural do município do Cocal de Telha, interior do Piauí, foi identificada como foco de peste suína clássica. O local era utilizado para criar 15 suínos, onde dois deles morreram e os outros tiveram que ser sacrificados. A existência da peste foi confirmada na semana passada. 

O dono dos animais acionou a ADAPI ao notar que dois porcos morreram após um curto período de tempo apresentando diarréia, fraqueza e amontoamento (animais deitados em grupos, unidos). “A participação do proprietário dos animais foi de fundamental importância, pois ao verificar um número de mortes repentina e sinais clínicos e comportamentais estranhos, como febre e fraqueza, acionou a Secretaria de Agricultura Municipal que comunicou a ADAPI através da USAV (Unidade de Sanidade Animal e Vegetal) de Piripiri” explicou Karoliny Mendonça,  Coordenadora Estadual do PESS. 

 

Piauí registra fogo de Peste Suína Clássica em Cocal de Telha; 15 animais morreram Reprodução/ Freepick

 

No último dia 23 de novembro os técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (ADAPI), através da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), foram ao local e coletaram amostras dos suínos e uma semana depois confirmaram a existência da doença. Os outros 12 animais tiveram que ser sacrificados após a comprovação da doença. 

O proprietário do local será indenizado pela perda dos animais, conforme prevê a lei N 7.871 de 23/09/2022. Idílio Moura, gerente de Defesa Animal, reforçou que a doença não é transmitida para o ser humano e que o consumo de carne de porco não representa risco à população. 

“Tranquilizamos toda a sociedade, uma vez que a doença não é uma zoonose e, portanto, não é transmitida para o ser humano. O consumo de carne de porco não caracteriza um risco à população, uma vez que a doença é somente de importância comercial, por ocasionar muitas mortes na criação.”, destacou. 

Vacinação

A ADAPI esclarece que a vacinação contra a doença está proibida no Brasil – contudo, o MAPA gerencia um projeto piloto em Alagoas, o “Projeto - Brasil Livre de Peste Suína Clássica”, onde vem sendo testada a implementação de campanhas de Vacinação contra a PSC: no Estado de Alagoas mais de 17 mil animais já foram vacinados contra a Peste Suína Clássica na 5ª etapa de Vacinação e que acontece até o dia 12 de dezembro de 2023.