O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) está fiscalizando diversos estabelecimentos no âmbito da Operação Férias Seguras, em Teresina, e outras cidades do interior do estado.
As multas para os estabelecimentos comerciais, que não cumprirem as normas e padrões dos produtos, podem chegar até R$ 1,5 milhão, a depender do porte da empresa, grau da infração e reincidência.
Os fiscais estão analisando produtos com alta procura no período das férias escolares e recesso, como cadeirinhas infantis, bebê conforto, assento elevado para carros, pneus, capacetes, colchões, balanças comerciais em restaurantes e padarias, bombas de combustível, produtos de higiene pessoal, além de eletrodomésticos, como grills e churrasqueiras elétricas, dentre outros.
O diretor geral do Imepi, Junior Macedo, detalhou que a fiscalização ocorre em parceria com todos os órgãos delegados Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
“Essa é uma operação nacional do Inmetro realizada em todos os órgãos delegados. Nesse período do ano em que as famílias tiram um tempo para viajar e passar as férias em outra região, o Imepi está atuante e intensificando as fiscalizações para combater irregularidades e proteger os consumidores”, explicou.
A Operação Férias Seguras iniciou na segunda-feira (7) e segue até o dia 11 de julho. "A iniciativa tem como foco garantir que produtos e serviços ofertados nos estabelecimentos comerciais estejam dentro dos padrões de qualidade e segurança exigidos por lei, a fim de prevenir riscos e prejuízos ao consumidor", afirmou.
Como denunciar
Caso a população em geral desconfie de alguma situação, o Imepi disponibiliza um telefone para denúncias, dúvidas e sugestões, através do WhatsApp: (86) 99456-1921, além do aplicativo Fala Consumidor, disponível para download na loja de aplicativo de sua preferência.