Hemopi intensifica ações para reforçar estoques de sangue antes do Carnaval

Meta é garantir, até o início do feriado prolongado, estoques seguros e a assistência à rede hospitalar pública e privada

Com a proximidade do Carnaval, período marcado pelo aumento da demanda por atendimentos de urgência e emergência, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) intensificou as ações de captação de doadores em todo o estado. Além das doações realizadas nos hemocentros de Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano, o Hemopi vai promover coletas em municípios que não possuem postos fixos de coleta, ampliando o acesso da população à doação de sangue.

“Contamos com a solidariedade do povo piauiense para alcançarmos essa meta e estarmos preparados para atender possíveis intercorrências durante esse período do Carnaval, quando a demanda por transfusões aumenta”, destacou a coordenadora do Ciclo do Sangue do Hemopi, Fernanda Barros.

  
Doação de sangue Reprodução
 
 
 

A primeira ação, ocorreu em Esperantina, na região Norte do Piauí, e foi considerada um sucesso. Nos dois dias de campanha, foram registrados 323 candidatos à doação, com 273 coletas efetivadas e 30 novos cadastros de doadores voluntários de medula óssea. A próxima ação será realizada em Piracuruca nos dias 6 e 7 de fevereiro.

Paralelamente, o Hemopi intensifica a sensibilização junto às empresas públicas e privadas, escolas, igrejas e instituições da sociedade civil para a realização de campanhas internas, tanto em Teresina quanto nos hemocentros regionais de Parnaíba, Picos e Floriano.

“Estamos convocando parceiros tradicionais e convidando novas instituições a se engajarem na campanha. Grupos a partir de dez pessoas podem agendar a doação pelo telefone (86) 3221-8320, e o Hemopi também disponibiliza transporte para esses grupos em Teresina”, explicou a supervisora de captação de doadores, Susanne Rocha.

A orientação é que a população antecipe a doação de sangue, especialmente antes de viajar para as festas carnavalescas. “Doar sangue é um gesto simples e solidário, essencial para salvar vidas e garantir a assistência à saúde em todo o estado”, finalizou Susanne Rocha.