Caso Janaína Bezerra completa 3 anos com julgamento de assassino anulado e a espera da família por justiça no Piauí

A vítima, que tinha apenas 22 anos, foi assassinada em uma sala da Universidade Federal do Piauí (UFPI) após calourada

A morte da estudante de Jornalismo, Janaína Bezerra, completa 3 anos nesta quarta-feira (28) em Teresina. O autor do crime foi apontado como Thiago Mayson da Silva Barbosa, que chegou a ser condenado a mais de 18 anos de prisão, mas o julgamento foi anulado pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Com isso, os familiares e amigos da jovem esperam até hoje por justiça. 

Janaína Bezerra foi estuprada e morta após calourada dentro da UFPI
Reprodução

   

A vítima, que tinha apenas 22 anos, foi assassinada em uma sala da Universidade Federal do Piauí (UFPI) após calourada. Para relembrar o caso e cobrar pelo novo julgamento do assassino, o Movimento Olga Benário Piauí realiza hoje, às 16h, ações de conversas e panfletagens no Parque da Cidadania. 


Thiago foi preso horas depois do crime. Segundo a Polícia Civil, o crime foi filmado pelo indivíduo, que depois tentou apagar as imagens de seu celular. Após ser julgado e condenado, o pedido de anulação, em maio do ano passado, foi motivado por questionamentos da defesa sobre possíveis equívocos cometidos pelos jurados. O júri, que durou cerca de 20 horas e passou por dois adiamentos, não reconheceu a qualificadora de feminicídio — fator que poderia ter elevado a pena do réu.

Thiago Mayson chegou a ser condenado por estuprar e matar Janaína Bezerra, mas julgamento foi anulado
Reprodução

   

O assassino foi condenado pelos crimes de homicídio qualificado, por emprego de meio cruel, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual. A qualificadora de feminicídio foi rejeitada pelos jurados, o que impactou na pena “abaixo do esperado” pela acusação.

Sonho interrompido: o legado de Janaína Bezerra e a luta por justiça no Piauí; assista:

Os sonhos de uma jovem de 22 anos destruídos pelo feminicídio. Janaina Bezerra, estudante de jornalismo, foi assassinada na madrugada do dia 28 de janeiro de 2023 após uma caulorada na Universidade Federal do Piauí, em Teresina. 

A jovem foi espancada até a morte e logo em seguida estuprada pelo assassino. O caso chocou a cidade e o país pela brutalidade. 


Matérias relacionadas