Integrante do DCE afirma que UFPI era ciente de festas e reafirma problemas na segurança - Educação
CASO JANAÍNA BEZERRA

Integrante do DCE afirma que UFPI era ciente de festas e reafirma problemas na segurança

Casos de insegurança nos Campus da universidade são debatidos nos últimos anos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A morte brutal da estudante de Jornalismo, Janaína Bezerra, voltou a evidenciar os problemas de segurança reclamados por alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ao A10+ a diretora de Comunicação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Karla Luz, afirma que a instituição tinha ciência das festas e que as queixas sobre segurança já haviam sido repassadas. 

“A universidade tem ciência total de todos os acontecimentos. Essa responsabilidade eles não podem tirar de si. Embora eles digam que não e autorizado, eles sabem e os segurança vigiam lá, passam fazendo rondas as vezes, mas eles não ficam lá porque tem o detalhe que a segurança da UFPI é patrimonial. Eles vigiam o patrimônio”, explica. 

  

Integrante do DCE afirma que UFPI era ciente de festas e reafirma problemas na segurança
TV Antena 10

   

O DCE funciona dentro da universidade, no espaço do Centro de Ciências da Natureza (CCN). Nele funciona um espaço de integração que é cedida a partir de solicitações, geralmente arrecadação para eventos estudantis ou integrações culturais. Em nota, a UFPI informou que não autorizou a realização de uma calourada na instituição na última sexta-feira (27). 

A falta de segurança na Universidade Federal do Piauí (UFPI) já é tema recorrente entre alunos. Casos já repercutiram nos últimos anos e segundo Karla Luz, já houveram reuniões com a reitoria e os mesmos alegaram mudanças na segurança da instituição. 

“Desde o retorno das voltas presencias que notamos uma redução drástica da segurança da universidade. A iluminação a noite está caótica, também estamos com problemas de arrastões, tivemos o caso quando prenderam a professora dentro de aula com estudantes e assaltaram. Falamos que queríamos um ponto de segurança em cada centro, mas eles alegaram que não tinha orçamento para isso, mas estariam investindo aumento a questão da iluminação, da renda e da parceria com a Polícia Militar andando pelas vias publicas. Dialogamos nesse sentido, mas dissemos que não era suficiente e não tínhamos visto a melhoria na iluminação”, afirma. 

A líder estudantil afirma que o debate sobre violência sexual dentro da universidade também era tema de debates recorrentes e que o diretório também já havia solicitado ouvidoria, algo que só poderia ser realizada pelo Governo Federal. Por isso, foi criada uma comissão para suporte direto de acordo com as demandas passadas ao DCE. 

  

Suspeito de estuprar e matar estudante de jornalismo é preso
Reprodução

   

“Vivemos com a cultura do estupro e nós mulheres teremos que andar com medo em todo lugar. E a universidade que era pra ser um lugar onde essa discussão deveria ser pauta principal, principalmente fora da sala de aula, a gente tem que chegar a um momento lamentável como esse. Para gente é um momento de luto e de dor que temos que transformar em luta novamente”, finaliza.  

Nesta segunda-feira (30) será realizada uma vigília, homenagem e pedido de justiça, a partir das 16h no coreto da Reitoria da UFPI. Na terça-feira (31) uma Assembleia Estudantil com os Centros Acadêmicos vai gerar um calendário de mobilização mais ativa.

Mãe de estudante estuprada e morta na UFPI pede justiça: “Tirou um pedaço do meu coração”

Após a morte violenta da estudante de Jornalismo da UFPI, Janaína da Silva Bezerra, a família pede por justiça. À TV Antena 10, a mãe da jovem, Maria do Socorro, relatou que a filha não conhecia o suspeito, era uma jovem voltada aos estudos e lamentou a falta de segurança na universidade. Ela também acredita que uma segunda pessoa participou do crime. 

Thiago Mayson da Silva Barbosa, aluno do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPI, é considerado o principal suspeito e teve a prisão preventiva decretada pela justiça do Piauí neste domingo (29). Janaína Bezerra, 22 anos, foi estuprada, morta e teve o pescoço quebrado, apontou laudo do IML.

  

Maria do Socorro com foto de Janaina Bezerra
Marcelo Gomes / A10+

   

“Quando cheguei lá encontrei minha filha morta. Não acreditei, fiquei em desespero, fiquei sem saber o que fazer. Ele tirou a vida da minha filha e eu só quero justiça, justiça. Eu quero que ele pague. Eu quero que as pessoas grandes tenham mais cuidado, porque muitas mães já perderam. Lá dentro tem tudo. Vejo que tem sala fechada, não tem segurança, não tem nada”, afirmou Maria do Socorro. 

Maria do Socorro relatou que a polícia trabalha com a hipótese de um segundo suspeito de participação no estupro. A família não acredita que Thiago cometeu o crime sozinho.  

“Ele já ia desovar minha filha, a sorte é que esse rapaz ia passando e viu. O outro já ia passando no carro para botar minha filha. Eles são filhos de papaizinho, filho de papaizinho acha que pode tudo. Ele disse que costuma dividir. So um não dava conta porque minha filha foi muito machucada. Se fosse só um ela teria dado um jeito de escapar dele. Minha filha foi muito sofrida, nunca imaginei”, contou.

O que diz a UFPI?

A instituição alegou que não autorizou a realização da calourada e que a festa, promovida pelo DCE, ocorreu nas instalações do próprio Diretório, sediado no prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN). Em nota, o reitor da UFPI alegou que um processo administrativo será instaurado para esclarecer os fatos.

Veja abaixo a nota na íntegra:

Com imenso pesar, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) comunica e lamenta profundamente que, na manhã de hoje (28), a Coordenadoria de Segurança e Vigilância da Instituição encontrou, no espaço da sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no Campus de Teresina, uma jovem desacordada, que foi urgentemente levada, por equipe de seguranças da Universidade, para o Hospital da Primavera.

Até o momento da elaboração desta nota, não há identificação formal da vítima e divulgação de laudo pericial pelo órgão responsável. Todas as providências para colaborar com as investigações das autoridades policiais, como isolamento da referida área no campus e boletim de ocorrência, foram adotadas imediatamente pela UFPI. Além disso, a Universidade está efetuando o levantamento de todas as imagens captadas por câmeras de segurança.

O fato aconteceu em festa promovida pelo DCE, nas instalações do próprio Diretório, sediado no prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN), sem autorização de qualquer autoridade da Universidade.

A UFPI desaprova quaisquer eventos que adotem condutas que coloquem em risco a comunidade acadêmica, e preza pela segurança e bem estar de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, com a adoção de diversas estratégias constantemente divulgadas à comunidade.

As primeiras informações apontam para a ligação do fato a um suspeito já detido pelas autoridades policiais, após condução do mesmo por seguranças da UFPI. A Administração Superior continuará acompanhando as informações oficiais sobre o fato e se une à sociedade no desejo por justiça.

Na manhã deste sábado (28), o Reitor da UFPI determinou a imediata instauração de processo administrativo para apuração dos fatos, bem como a responsabilização dos envolvidos e disponibilizará todo o apoio que possa auxiliar no trabalho das autoridades policiais.

Este é um momento de grande dor e tristeza, que deixa consternada toda a comunidade ufpiana. A UFPI se solidariza com familiares e amigos da vítima, e se coloca à disposição para apoio e providências. Manifesta as mais sinceras condolências diante do triste acontecimento.

Matérias relacionadas

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado