Caso UFPI: delegado diz que estudante foi estuprada e teve o pescoço quebrado - Geral
EM TERESINA

Caso UFPI: delegado diz que estudante foi estuprada e teve o pescoço quebrado

O A10+ voltou a conversar com o delegado Barêtta sobre o caso da jovem Janaína Bezerra que foi encontrada desacordada após calourada na instituição


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 12h03)

Laudo do Instituto Médico Legal (IML) confirmou que a estudante encontrada morta nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi estuprada. A informação foi revelada neste domingo (29) ao A10+ pelo coordenador do DHPP, delegado Barêtta. Ele relatou que no laudo também foi possível confirmar que Janaína da Silva Bezerra teve o pescoço quebrado. 

Caso UFPI: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a morte de jovem após calourada
Reprodução

   

O delegado relatou que a jovem chegou ao hospital da Primavera já sem vida e teria marcas que indicavam que ela foi violentada sexual e fisicamente. Ele também alegou que a jovem foi morta criminosamente. Segundo o IML, a causa da morte aponta para trauma raquimedular por ação contundente, ou seja, houve uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, o que causou lesão da medula espinhal e a morte.

Conforme o delegado, Janaína foi violentada em uma sala no prédio do Programa de Pós-Graduação em Matemática. Na sala foi encontrado um colchão ensanguentado. De acordo com a legista, a ação contundente pode ter sido causada por pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso.

“A médica legista disse que ao fazer a necropsia a moça [Janaína] tinha  o pescoço quebrado e foi também violentada, ou seja, estuprada. Nós tínhamos que defender a natureza jurídica do fato. A moça foi morta criminosamente? Sim e além disso foi violentada, estuprada. No caso, ela chegou morta ao hospital”, disse o delegado ao A10+.

DHPP esteve no local no sábado (28) e perícia encontrou um colchão sujo de sangue
TV Antena 10

   

Thiago Mayson da Silva Barbosa, aluno do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPI, foi detido como principal suspeito do crime. Ele revelou que teve relações sexuais com a jovem, mas de acordo com depoimento, com suposto consentimento dela. O delegado não soube informar ao A10+ se o suspeito continua detido.

Ainda de acordo com a perícia, além do colchão, também havia sangue na mesa e no chão da sala.  No sábado (28) a polícia  revelou que a equipe de segurança da instituição encontrou a estudante de Jornalismo nos braços do suspeito, Thiago Mayson, já desacordada. A família ja havia suspeitado que ele abusou sexualmente da jovem. Um familiar contou ao A10+ que ele teria ligado informando que a estudante foi encontrada morta. 

Apontado pela família como suspeito de ter saído com jovem; ele foi detido
Reprodução

   

Versão do suspeito 

Em depoimento à Policia Civil, o principal suspeito afirmou que já conhecia a vítima e teriam “ficado” em outras ocasiões. Ele relatou que estavam em uma “calourada” na UFPI e que por volta das 2h convidou a jovem para seguirem a um corredor e em seguida se dirigiram a uma das salas de aula onde praticaram sexo consensual e que após a prática sexual a vítima teria ficado desacordada por duas ocasiões, sendo a última por volta das 4h. 

Ainda de acordo com a polícia, ele alega que permaneceu ao lado do corpo da vítima durante toda a madrugada e solicitou socorro à segurança da Universidade por volta das 9h, que conduziu a vítima ao Hospital da Primavera, onde foi constatado o óbito.

Diante da ocorrência, a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do acusado, que passara por audiência de custódia e deverá responder pelos crimes de Feminicídio e Estupro. O inquérito policial será concluído em até dez dias. 

Governador do Piauí se posiciona 

Nas redes sociais, o governador Rafael Fonteles (PT) prestou condolências à família de Janaina e afirmou que os esforços da polícia neste momento estão voltados para solucionar o caso e punir os culpados.

“Nossos sentimentos à família da estudante Janaina Bezerra da Silva, morta na UFPI em circunstâncias ainda não totalmente esclarecidas. Nossa Polícia está trabalhando na apuração deste fato lamentável para que os responsáveis sejam punidos na forma da lei”, escreveu.

O que diz a UFPI?

A instituição alegou que não autorizou a realização da calourada e que a festa, promovida pelo DCE, ocorreu nas instalações do próprio Diretório, sediado no prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN). Em nota, o reitor da UFPI alegou que um processo administrativo será instaurado para esclarecer os fatos.

Veja abaixo a nota na íntegra:

Com imenso pesar, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) comunica e lamenta profundamente que, na manhã de hoje (28), a Coordenadoria de Segurança e Vigilância da Instituição encontrou, no espaço da sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no Campus de Teresina, uma jovem desacordada, que foi urgentemente levada, por equipe de seguranças da Universidade, para o Hospital da Primavera.

Até o momento da elaboração desta nota, não há identificação formal da vítima e divulgação de laudo pericial pelo órgão responsável. Todas as providências para colaborar com as investigações das autoridades policiais, como isolamento da referida área no campus e boletim de ocorrência, foram adotadas imediatamente pela UFPI. Além disso, a Universidade está efetuando o levantamento de todas as imagens captadas por câmeras de segurança.

O fato aconteceu em festa promovida pelo DCE, nas instalações do próprio Diretório, sediado no prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN), sem autorização de qualquer autoridade da Universidade.

A UFPI desaprova quaisquer eventos que adotem condutas que coloquem em risco a comunidade acadêmica, e preza pela segurança e bem estar de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, com a adoção de diversas estratégias constantemente divulgadas à comunidade.

As primeiras informações apontam para a ligação do fato a um suspeito já detido pelas autoridades policiais, após condução do mesmo por seguranças da UFPI. A Administração Superior continuará acompanhando as informações oficiais sobre o fato e se une à sociedade no desejo por justiça.

Na manhã deste sábado (28), o Reitor da UFPI determinou a imediata instauração de processo administrativo para apuração dos fatos, bem como a responsabilização dos envolvidos e disponibilizará todo o apoio que possa auxiliar no trabalho das autoridades policiais.

Este é um momento de grande dor e tristeza, que deixa consternada toda a comunidade ufpiana. A UFPI se solidariza com familiares e amigos da vítima, e se coloca à disposição para apoio e providências. Manifesta as mais sinceras condolências diante do triste acontecimento.

Matérias relacionadas

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado