Caso UFPI: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a morte de jovem após calourada - Geral
EM TERESINA

Caso UFPI: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a morte de jovem após calourada

O A10+ elenca agora os principais pontos do caso, o que diz a polícia, a versão da família e posicionamento da instituição


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, de 21 anos, foi encontrada desacordada na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e morreu após dar entrada no hospital da Primavera, em Teresina, neste sábado (28). A jovem havia participado de uma calourada que, segundo a instituição, não teve autorização para ser realizada.

Caso UFPI: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a morte de jovem após calourada
Reprodução

   

A10+ elenca agora o que se sabe sobre o caso e o que falta esclarecer sobre a morte da jovem. Mais cedo, policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram na UFPI e encontraram manchas de sangue nas proximidades de uma área onde acontecia a calourada. São várias versões, mas ambas estão sendo investigadas. 

Quem era? 

Janaína da Silva Bezerra, 21 anos, morava com a família no Parque Brasil I, zona Norte de Teresina, e estava no 4º período do curso de Comunição Social (Jornalismo) na UFPI. Familiares relataram ao A10+ que ela era uma menina esforçada, humilde e que sonhava mudar a vida da família. Segundo eles, a jovem não tinha costume de chegar tarde em casa. 

Como surgiu o convite? 

Um familiar contou ao A10+ que Janaína foi chamada por uma amiga para ir a uma calourada na UFPI na noite de sexta-feira (27). Horas depois, essa amiga foi embora e a jovem teria ficado no local na presença de um rapaz, apontado como principal suspeito de abusar sexualmente da vítima. A polícia ainda deverá ouvir a amiga acerca do caso. 

Quem é o suspeito? 

Thiago Mayson da Silva Barbosa, aluno do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPI, foi detido como principal suspeito do crime. A família acredita que ele abusou sexualmente da jovem. Um familiar contou que ele teria ligado informando que a estudante foi encontrada morta. A versão ainda será investigada. 

Apontado pela família como suspeito de ter saído com jovem; ele foi detido
Reprodução

   

Suspeito confirma que manteve relações com vítima 

Em depoimento à polícia, o suspeito confirmou que teve relações sexuais com a jovem, mas segundo ele, com o consentimento dela. A versão ainda será investigada pela polícia.  

“Em entrevista preliminar ele disse que manteve relação sexual com ela duas vezes, na terceira vez ela desmaiou. Ele foi encaminhado pela uma guarnição da Polícia Militar para a Central e nós estamos realizando as diligências necessárias para esclarecer os fatos”, disse o delegado Barêtta.

O que diz a polícia? 

O delegado Francisco Costa, o Barêtta, relatou ao A10+ que existem fortes indícios para acreditar que Janaína Bezerra, 21 anos, foi violentada sexualmente.Ele revelou que as calças dela estavam rasgadas e que a vítima estava com uma hemorragia. Ela foi encaminhada ao hospital onde a equipe prestou os primeiros socorros, mas não resistiu e morreu.

Caso UFPI: delegado diz que existem fortes indícios que estudante foi violentada sexualmente
TV Antena 10/Reprodução

   

“Ela tem sinais de hematomas no corpo, sinais de violência sim como se ela tivesse sido estuprada. Segundo o hospital onde ela foi encaminhada, ela chegou com a calça virada, com a situação de sangue excessivo. A enfermeira chefe disse que não era normal até numa menstruação de uma mulher”, contou o delegado.

E a calourada? 

Em nota, a UFPI informou que não autorizou a realização da calourada e que a festa, promovida pelo DCE, ocorreu nas instalações do próprio Diretório, sediado no prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN). Em nota, o reitor da UFPI alegou que um processo administrativo será instaurado para esclarecer os fatos.

“A UFPI desaprova quaisquer eventos que adotem condutas que coloquem em risco a comunidade acadêmica, e preza pela segurança e bem estar de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, com a adoção de diversas estratégias constantemente divulgadas à comunidade”, diz trecho da nota. 

O que falta esclarecer? 

Agora, a polícia vai investigar se de fato a jovem foi estuprada e qual a ligação do suspeito com a estudante de jornalismo. Nas redes sociais, colegas cobram justiça e alegam que a UFPI, mesmo dizendo que não autorizou a calourada, não oferece segurança aos acadêmicos do local. A instituição lamentou o caso e destacou que prestará toda assistência aos familiares de Janaína Bezerra.

Veja abaixo a nota na íntegra:

Com imenso pesar, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) comunica e lamenta profundamente que, na manhã de hoje (28), a Coordenadoria de Segurança e Vigilância da Instituição encontrou, no espaço da sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no Campus de Teresina, uma jovem desacordada, que foi urgentemente levada, por equipe de seguranças da Universidade, para o Hospital da Primavera.

Até o momento da elaboração desta nota, não há identificação formal da vítima e divulgação de laudo pericial pelo órgão responsável. Todas as providências para colaborar com as investigações das autoridades policiais, como isolamento da referida área no campus e boletim de ocorrência, foram adotadas imediatamente pela UFPI. Além disso, a Universidade está efetuando o levantamento de todas as imagens captadas por câmeras de segurança.

O fato aconteceu em festa promovida pelo DCE, nas instalações do próprio Diretório, sediado no prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN), sem autorização de qualquer autoridade da Universidade.

A UFPI desaprova quaisquer eventos que adotem condutas que coloquem em risco a comunidade acadêmica, e preza pela segurança e bem estar de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, com a adoção de diversas estratégias constantemente divulgadas à comunidade.

As primeiras informações apontam para a ligação do fato a um suspeito já detido pelas autoridades policiais, após condução do mesmo por seguranças da UFPI. A Administração Superior continuará acompanhando as informações oficiais sobre o fato e se une à sociedade no desejo por justiça.

Na manhã deste sábado (28), o Reitor da UFPI determinou a imediata instauração de processo administrativo para apuração dos fatos, bem como a responsabilização dos envolvidos e disponibilizará todo o apoio que possa auxiliar no trabalho das autoridades policiais.

Este é um momento de grande dor e tristeza, que deixa consternada toda a comunidade ufpiana. A UFPI se solidariza com familiares e amigos da vítima, e se coloca à disposição para apoio e providências. Manifesta as mais sinceras condolências diante do triste acontecimento.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado