Caso UFPI: delegado diz que existem fortes indícios que estudante foi violentada sexualmente - Polícia
POLÍCIA

Caso UFPI: delegado diz que existem fortes indícios que estudante foi violentada sexualmente

O corpo da estudante de jornalismo foi encaminhado ao IML e vai passar por exames


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A estudante de jornalismo encontrada desmaiada na Universidade Federal do Piauí (UFPI) chegou ao hospital com fortes indícios de que teria sido estuprada. A informação foi confirmada ao A10+ pelo coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Barêtta. O pai da jovem já havia denunciado que a jovem teria sofrido os abusos.

O delegado relatou que existem fortes indícios para acreditar que Janaína Bezerra, 21 anos, foi violentada sexualmente. Ele revelou que as calças dela estavam rasgadas e que a vítima estava com uma hemorragia. Ela foi encaminhada ao hospital onde a equipe prestou os primeiros socorros, mas não resistiu e morreu. 

Caso UFPI: delegado diz que existem fortes indícios que estudante foi violentada sexualmente
TV Antena 10/Reprodução


“Ela tem sinais de hematomas no corpo, sinais de violência sim como se ela tivesse sido estuprada. Segundo o hospital onde ela foi encaminhada, ela chegou com a calça virada, com a situação de sangue excessivo. A enfermeira chefe disse que não era normal até numa menstruação de uma mulher”, contou o delegado.

O corpo da jovem foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), onde uma amostra de material foi recolhido para que seja realizado um exame que vai confirmar se houve ou não a violência sexual.

Um familiar detalhou ainda ao A10+ que um rapaz teria saído com Janaína nesta calourada e que ele teria ligado e informado que ela estava morta. O jovem foi detido pela polícia e, segundo o delegado, em depoimento ele confirmou que teve relações sexuais com a jovem, mas segundo ele, com o consentimento dela.   

Jovem estudava jornalismo na UFPI
Imagens obtidas pelo A10+

   

“Em entrevista preliminar ele disse que manteve relação sexual com ela duas vezes, na terceira vez ela desmaiou. Ele foi encaminhado pela uma guarnição da Polícia Militar para a Central e nós estamos realizando as diligências necessárias para esclarecer os fatos”, encerrou Barêtta.

A cunhada da estudante relatou que a jovem foi para a calourada na companhia de uma amiga. De lá, segundo relato, a amiga foi para casa e a jovem ficou na UFPI. Lá ela teria saído com um jovem e horas depois foi encontrada desacordada nas dependências da instituição e encaminhada para o hospital, onde faleceu. 

O que diz a UFPI?

A instituição alegou que não autorizou a realização da calourada e que a festa, promovida pelo DCE, ocorreu nas instalações do próprio Diretório, sediado no prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN). Em nota, o reitor da UFPI alegou que um processo administrativo será instaurado para esclarecer os fatos.

Veja abaixo a nota na íntegra:

Com imenso pesar, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) comunica e lamenta profundamente que, na manhã de hoje (28), a Coordenadoria de Segurança e Vigilância da Instituição encontrou, no espaço da sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no Campus de Teresina, uma jovem desacordada, que foi urgentemente levada, por equipe de seguranças da Universidade, para o Hospital da Primavera.

Até o momento da elaboração desta nota, não há identificação formal da vítima e divulgação de laudo pericial pelo órgão responsável. Todas as providências para colaborar com as investigações das autoridades policiais, como isolamento da referida área no campus e boletim de ocorrência, foram adotadas imediatamente pela UFPI. Além disso, a Universidade está efetuando o levantamento de todas as imagens captadas por câmeras de segurança.

O fato aconteceu em festa promovida pelo DCE, nas instalações do próprio Diretório, sediado no prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN), sem autorização de qualquer autoridade da Universidade.

A UFPI desaprova quaisquer eventos que adotem condutas que coloquem em risco a comunidade acadêmica, e preza pela segurança e bem estar de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, com a adoção de diversas estratégias constantemente divulgadas à comunidade.

As primeiras informações apontam para a ligação do fato a um suspeito já detido pelas autoridades policiais, após condução do mesmo por seguranças da UFPI. A Administração Superior continuará acompanhando as informações oficiais sobre o fato e se une à sociedade no desejo por justiça.

Na manhã deste sábado (28), o Reitor da UFPI determinou a imediata instauração de processo administrativo para apuração dos fatos, bem como a responsabilização dos envolvidos e disponibilizará todo o apoio que possa auxiliar no trabalho das autoridades policiais.

Este é um momento de grande dor e tristeza, que deixa consternada toda a comunidade ufpiana. A UFPI se solidariza com familiares e amigos da vítima, e se coloca à disposição para apoio e providências. Manifesta as mais sinceras condolências diante do triste acontecimento.

Matérias relacionadas

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado