Estudante de jornalismo é encontrada desmaiada na UFPI e morre em hospital de Teresina - Geral
POLÍCIA

Estudante de jornalismo é encontrada desmaiada na UFPI e morre em hospital de Teresina

Jovem foi encontrada desmaiada na instituição; ainda não há informações sobre a causa da morte


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 15h50)

Uma estudante de jornalismo morreu em um hospital de Teresina após ter sido encontrada desacordada nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na noite de sexta-feira (27). Ela foi identificada como Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos. A família acredita que a jovem foi assassinada em calourada que acontecia na instituição. 

Jovem estudava jornalismo na UFPI
Imagens obtidas pelo A10+

   

Ao A10+, uma cunhada da estudante, que preferiu não se identificar, contou que a jovem foi para a calourada na companhia de uma amiga. De lá, segundo relato, a amiga foi para casa e a jovem ficou na UFPI. A instituição informou em nota que a festa não teve autorização para ser realizada (veja ao final desta reportagem). 

A UFPI relatou que um suspeito envolvido no caso já foi detido. A familiar detalhou ainda ao A10+ que um rapaz teria saído com Janaína nesta calourada e que ele teria ligado e informado que ela estava morta. A versão ainda vai ser apurada pela Polícia Civil. 

“Ainda não consigo acreditar… uma menina que só vivia para os estudos. Só lembro dela falando que ia estudar muito para tirar a mãe da miséria. Fazia até bolo de pote para ajudar a família. Tá doendo tanto. Queremos justiça”, disse um parente da vítima ao A10+.

A Direção da atual Comissão Gestora tomou conhecimento por informações nas redes sociais na manhã de sábado (28) e logo em seguida entrou em contato com a Universidade para confirmação do ocorrido. 

Ainda não há informações sobre identidade da vítima, sobre as circunstâncias do ocorrido ou quaisquer informações que elucidem a causa da morte.

Jovem foi encontrada desmaiada na UFPI
TV Antena 10

   

A vítima foi encontrada desacordada por um profissional da instituição e, logo em seguida, encaminhada para o hospital. A ocorrência foi feita dentro do Centro onde fica o DCE. 

“As calouradas que ocorrem no espaço em frente ao DCE  é cedida pelo Diretório para que os estudantes, centros acadêmicos (CAs) e coletivos que compõe a Universidade possam ter uma forma de  integração entre cultura e arte ao ensino, como também autofinanciamento coletivo dos Estudantes para subsidiar projetos estudantis”, informou o Diretório Central dos Estudantes em nota divulgada à imprensa. 

O DCE informou que se colocou à disposição para ajudar no que for preciso a família da vítima e também presta solidariedade aos amigos e a todo o corpo estudantil. 

“Nesse momento tão triste, de luto coletivo, nós estamos comprometidos em fazer todos os debates necessários para que nossa Universidade seja segura para todo o corpo estudantil”, finalizou.

O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pesssoa (DHPP). O A10+ tentou, mas a polícia não deu  detalhes se o homem preso é o mesmo apontado pela família que teria saído com a jovem.

O que diz a UFPI?

Após a divulgação do caso, o Reitor da UFPI determinou a imediata instauração de processo administrativo para apuração dos fatos, bem como a responsabilização dos envolvidos e disponibilizará todo o apoio que possa auxiliar no trabalho das autoridades policiais. A instituição informou ainda que prestará auxílio para toda família acerca do caso. 

Veja abaixo a nota na íntegra: 

Com imenso pesar, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) comunica e lamenta profundamente que, na manhã de hoje (28), a Coordenadoria de Segurança e Vigilância da Instituição encontrou, no espaço da sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no Campus de Teresina, uma jovem desacordada, que foi urgentemente levada, por equipe de seguranças da Universidade, para o Hospital da Primavera.

Até o momento da elaboração desta nota, não há identificação formal da vítima e divulgação de laudo pericial pelo órgão responsável. Todas as providências para colaborar com as investigações das autoridades policiais, como isolamento da referida área no campus e boletim de ocorrência, foram adotadas imediatamente pela UFPI. Além disso, a Universidade está efetuando o levantamento de todas as imagens captadas por câmeras de segurança.

O fato aconteceu em festa promovida pelo DCE, nas instalações do próprio Diretório, sediado no prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN), sem autorização de qualquer autoridade da Universidade.

A UFPI desaprova quaisquer eventos que adotem condutas que coloquem em risco a comunidade acadêmica, e preza pela segurança e bem estar de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, com a adoção de diversas estratégias constantemente divulgadas à comunidade.

As primeiras informações apontam para a ligação do fato a um suspeito já detido pelas autoridades policiais, após condução do mesmo por seguranças da UFPI. A Administração Superior continuará acompanhando as informações oficiais sobre o fato e se une à sociedade no desejo por justiça.

Na manhã deste sábado (28), o Reitor da UFPI determinou a imediata instauração de processo administrativo para apuração dos fatos, bem como a responsabilização dos envolvidos e disponibilizará todo o apoio que possa auxiliar no trabalho das autoridades policiais.

Este é um momento de grande dor e tristeza, que deixa consternada toda a comunidade ufpiana. A UFPI se solidariza com familiares e amigos da vítima, e se coloca à disposição para apoio e providências. Manifesta as mais sinceras condolências diante do triste acontecimento.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado