Mais de 1 milhão de famílias piauienses devem ser beneficiadas com os programas Gás do Povo e Luz do Povo

As iniciativas visam combater a pobreza energética e garantir gratuidade do gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade social

O governador Rafael Fonteles e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, lançaram, nesta sexta-feira (31), em Teresina, os programas federais Gás do Povo e Luz do Povo. As iniciativas visam combater a pobreza energética e garantir gratuidade do gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade social. Juntos, os dois programas devem contemplar cerca de 1,2 milhão de famílias no Piauí.

Apenas com o Gás do Povo, devem ser beneficiadas mais de 450 mil famílias piauienses. Para acessar o programa, o beneficiário poderá receber o valor integral do botijão de gás por cartão do Bolsa Família ou cartão social da Caixa Econômica Federal, garantindo o pagamento do valor total do produto, independentemente do preço na região. A medida assegura que famílias com quatro membros ou mais tenham direito a até seis recargas anuais, enquanto aquelas com dois ou três integrantes poderão receber até quatro. A recarga é validada eletronicamente nas revendas credenciadas, sem custo algum.

  

Mais de 1 milhão de famílias piauienses devem ser beneficiadas com os programas Gás do Povo e Luz do Povo
Gabriel Paulino
   

Já o Luz do Povo, que beneficia atualmente cerca de 570 mil famílias no Piauí, deve contemplar mais 200 mil. Implementado em julho deste ano, já zerou a conta de energia de cerca de 190 mil famílias. O programa assegura gratuidade da conta de energia elétrica para quem consome até 80 kWh por mês e desconto para quem consome até 120 kWh, benefício concedido automaticamente às famílias que se enquadram nos critérios e estão com o CadÚnico atualizado.

Os programas são uma parceria entre o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o Ministério de Minas e Energia e a Equatorial Energia, fortalecendo a articulação entre governo federal, estadual e empresas para ampliar o alcance social das políticas públicas.

Durante o evento, o governador Rafael Fonteles destacou o compromisso do estado com a execução eficiente das políticas sociais federais. “É muito importante essa parceria cada vez mais aprofundada com o Governo Federal. O Piauí costuma ser um bom exemplo de execução dessas políticas e, com o Luz do Povo e o Gás do Povo, não será diferente. Vamos garantir que as famílias que têm direito recebam rapidamente esses benefícios tão importantes, que chegarão a mais de 50 milhões de brasileiros’, afirmou Rafael Fonteles.

O ministro Wellington Dias destacou que os programas representam a maior política pública de acesso à energia da América Latina, com impacto direto sobre mais de 100 milhões de brasileiros. “São dois programas muito potentes. O Gás do Povo deve alcançar, até março do próximo ano, cerca de 15 milhões de beneficiários em todo o Brasil. Antes, o valor do gás variava conforme a região e as famílias precisavam complementar o pagamento. Agora, o botijão será garantido integralmente”, explicou o ministro.

Como participar

Podem participar dos programas as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), sendo prioridade aquelas que recebem o Bolsa Família, com renda de até R$ 218 por pessoa.

Para requisitar o Luz do Povo, além do atendimento presencial nas agências da Equatorial, existem os canais para solicitar o cadastro. Por meio da assistente virtual Clara, pelo whatsapp, o número é (86) 3228-8200. Há ainda a possibilidade de ligar para o 08000 860 800 ou acessar o site www.equatorialenergia.com.br.

Já para o acesso ao Gás do Povo, o beneficiário deve procurar uma revenda credenciada para solicitar a recarga do botijão. A troca pode ser autorizada mediante apresentação do cartão bancário da Caixa ou do Bolsa Família, do CPF com código de validação no celular, ou ainda com o cartão temporário emitido nas agências da Caixa. A solicitação pode ser feita presencialmente ou pelos canais de atendimento disponibilizados pela revenda.