Piauí implanta a primeira supercloud pública do Brasil e avança na soberania digital

A Supercloud é uma plataforma de orquestração de múltiplas nuvens, que traz mais segurança para os dados dos cidadãos piauienses.

O Piauí dá um passo inédito na transformação digital ao implantar a primeira Supercloud pública do Brasil, sob a coordenação da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi). A iniciativa coloca o estado em posição de destaque no cenário nacional ao adotar uma tecnologia avançada para gestão, segurança e continuidade dos dados governamentais.

A supercloud é uma plataforma de orquestração de múltiplas nuvens que integra o datacenter da Etipi a diferentes ambientes, como nuvens públicas, privadas e outros data centers, inclusive fora do estado e do país. Diferente de um armazenamento tradicional, os dados são criptografados, fragmentados e distribuídos de forma redundante, garantindo que não fiquem concentrados em um único local.

  
Piauí implanta a primeira supercloud pública do Brasil e avança na soberania digital Reprodução
 
 
 

De acordo com o diretor técnico da Etipi, José Alves, a tecnologia vai além da infraestrutura. “O Supercloud representa soberania digital para o Estado. O Piauí passa a ter controle sobre seus próprios dados, com mais segurança institucional e sem depender de um único fornecedor de nuvem”, destaca.

Entre os principais benefícios estão a proteção avançada contra ataques cibernéticos, a continuidade dos serviços públicos, mesmo em caso de falhas em provedores externos, e a alta disponibilidade de sistemas críticos das áreas de saúde, segurança, educação e finanças.

A solução funciona como uma extensão virtual do datacenter da Etipi, que passa a operar integrado a múltiplas nuvens, ampliando sua capacidade de forma lógica, sem perder governança ou controle. Além disso, fortalece a Etipi como operadora estratégica de TIC e cria uma base sólida para o avanço do governo digital, inteligência artificial e interoperabilidade de sistemas.