Piauiense diz ter recebido ligação do presidente Lula: “Emoção inesquecível”

Em posse, petista usou caneta que, segundo ele, foi dada por piauiense em 1989

O militante Fernando Menezes contou ao A10+, portal de notícias da TV Antena 10, que recebeu uma ligação por videochamada do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante posse, no dia 1º, o petista usou uma caneta que, segundo ele, foi dada por um piauiense em 1989.

Em entrevista, Fernando declarou que foi uma “emoção inesquecível” receber a chamada do presidente e que, no início, achava que era um trote. O militante sustenta que deu a caneta a Lula durante um comício realizado em 1989. Na posse, o petista homenageou o Piauí e contou a história que viralizou em todo o país.

  

Lula usou caneta durante posse como presidente da República
Reprodução

   

“Primeiro uma pessoa me ligou dizendo que o presidente Lula queria falar comigo, mas aí eu achava que era trote, quando de repente ouço a voz dele [Lula] 'sou eu cara, estou ligando pra ti'. Fiquei sem acreditar", contou Fernando.

O militante relatou que foi orientando a falar por videochamada com o presidente. Na conversa, segundo ele, Lula perguntou se ele teria sido o responsável por lhe presentear com a caneta há 34 anos.

“Ele mostrou a caneta e eu disse que tinha comprado em Picos e que eu que não queria pedi nada para mim. A homenagem feita na posse já foi suficiente, só peço que ele cuide das pessoas, do Brasil e do nosso Piauí né?", destacou.

  

Fernando ao lado de Lula durante visita ao Piauí em meados de 1989
Arquivo pessoal

   

Ainda em entrevista, Fernando relatou que pediu ao presidente a conclusão do Porto de Luís Correia, parado há anos, além de melhoria das condições das universidades no estado. Ele afirmou que pretende ir a Brasília, mas só quando o presidente Lula assinar uma obra com a caneta que ele deu em 1989.

Questionado pelo A10+ sobre outros piauienses terem aparecido na mídia afirmando serem responsáveis pela entrega da caneta, Fernando contou que sabe da verdade e sustentou, por inúmeras vezes, que foi ele que deu o objeto ao petista.

E o modelo da caneta?

O A10+ também questionou Fernando sobre o modelo da caneta que Lula usou ser parecido com uma Mont LeBlanc, avaliada em R$ 6 mil. O militante contou que presenteou o presidente em 1989, mas o modelo, segundo empresa, só foi lançado em 2002.

"Não é essa que estão falando. A caneta que dei era diferente, era simples, não foi esse valor que tão dizendo aí [na mídia]. O importante de tudo isso é só a homenagem e que nosso presidente está de volta", finalizou.

  

Caneta Montblanc Writers: série homenageia autores celebres da literatura mundial Divulgação