Piauiense que deu caneta a Lula há mais de 30 anos diz estar emocionado com homenagem - Política
EMOÇÃO

Piauiense que deu caneta a Lula há mais de 30 anos diz estar emocionado com homenagem

Ao A10+, Fernando Menezes conta desejo por melhorias no Piauí com novo governo


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o termo de posse na Câmara Federal neste domingo (01) e contou a historia sobre um caneta dada por um militante do Partido dos Trabalhadores, no Piauí, Fernando Menezes ficou sem palavras. O piauiense é o militante citado por Lula que presenteou o presidente com uma caneta em sua passagem pelo estado em 1989. Aos 68 anos, ele mora em Altos, interior do Piauí, e conta ao A10+ sua emoção e expectativa para os próximos quatro anos. 

  

Piauiense que deu caneta a Lula há mais de 30 anos diz estar emocionado com homenagem
Arquivo pessoal

  

“A última vez que ele veio a Teresina eu dei uma caneta para ele. Só tinha ela no bolso, o Lula estava a caminho de Teresina e eu dei a caneta. Jamais imaginaria que a caneta estava guardada. Para mim é uma coisa histórica. Mexeu comigo”, relata Menezes. 

Menezes lembra dos momentos em que teve contato com Lula e que tentava ao máximo falar sobre o estado. Em 1985 ele conseguiu sua filiação ao PT que foi assinada por Lula. Natural de Teresina, Fernando vive em Altos há 36 anos, onde trabalha na universidade aberta da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

  

Lula esteve no Piauí em 1989; naquela época ele disputou o cargo de presidente, mas não ganhou
Arquivo pessoal

   

“Eu espero que essa caneta seja usada para trazer as coisas que o Piauí precisa. Ampliar o ensino integral, escola técnica, melhor a universidade Federal e Estadual, é o que eu quero para o Piauí. É um dos pedidos que vou fazer para ele. Não vou pedir a caneta de volta, mas vou pedir essas coisas para o Piauí”, finaliza. 

Lula quebra protocolo e usa caneta dada por piauiense em 1989

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma homenagem ao Piauí durante posse realizada na tarde deste domingo (01) em Brasília. De volta ao poder após 12 anos, o petista citou uma lembrança de 1989 quando ganhou uma caneta de um apoiador no estado. Em 2003 e 2007 ele acabou não achando a caneta, e agora finalmente encontrou ela.

Nas eleições de 2022, o Piauí foi o estado que deu o maior percentual de votos para o petista. Foram mais de 76% no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), que disputava a reeleição e perdeu. Diante disso, o Piauí passou ser chamado de o “Estado mais lulista” do Brasil. O município de Guaribas, no interior do Piauí, deu a Lula a maior votação percentual do país: 93%. O município foi símbolo do Fome Zero, um dos principais programas da gestão petista, em 2003.

  

Durante posse, presidente Lula faz homenagem ao Piauí e cita lembrança de 1989
Record News

   

"Foi um grande comício. Depois nós fomos caminhando até a igreja São Benedito [em Teresina] e ao terminar o comício um cidadão me deu essa caneta e disse que essa caneta era para eu assinar a posse se ganhasse as eleições de 89. Eu não ganhei a de 89, eu não ganhei em 94, eu não ganhei em 98. Em 2002 eu ganhei as eleições e cheguei aqui eu tinha esquecido minha caneta e assinei com a caneta do senador Rames Tebet. Em 2006 eu assinei com a caneta aqui do Senado. Agora eu encontrei a caneta. E essa caneta aqui, Wellington, é uma homenagem ao povo do estado do Piauí”, declarou o presidente ao assinar termo de posse. 

Lula chora ao receber faixa, lembra tempo na prisão e diz que governará para todos

Empossado como 39º presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lembrou durante discurso, neste domingo (1º), o período em que esteve na prisão, afirmou que vai governar para todos, chorou ao citar a fome no país e reafirmou compromisso com combate à desigualdade.

O petista deu as declarações no parlatório do Palácio do Planalto, logo após ter recebido a faixa presidencial das mãos de uma criança negra, de uma pessoa com deficiência, de um indígena e de uma mulher.

  

Lula chora ao receber faixa, lembra tempo na prisão e diz que governará para todos
Reprodução

  

No discurso, Lula relembrou o período na prisão: “Quero começar fazendo uma saudação especial a cada um e a cada uma de vocês. Uma forma de lembrar e retribuir o carinho e a força que recebia todos os dias do povo brasileiro, representado pela Vigília Lula Livre, num dos momentos mais difíceis da minha. Hoje, neste que é um dos dias mais felizes da minha vida, a saudação que eu faço a vocês não poderia ser outra, tão singela e tão cheia de significado. Boa tarde, povo brasileiro". 

Após ser empossado no Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, e recebeu a faixa presidencial de cidadãos que representam a diversidade do povo brasileiro. Entre eles estava o cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, líder do povo Kayapó, e Aline Sousa, de 33 anos, catadora de materiais recicláveis do Distrito Federal.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado