Sílvio Mendes pede desculpa por ter usado indevidamente música de Chico Buarque durante campanha

Canção foi usada em uma peça publicitária durante a campanha de Mendes para o Governo do Estado

O ex-prefeito Sílvio Mendes (UB) postou um vídeo em suas redes sociais nesta quarta-feira (26) pedindo desculpas por ter utilizado, sem autorização, uma musica do cantor e compositor Chico Buarque durante sua campanha para o Governo do Piauí em 2022.

O vídeo, com a canção de Chico Buarque, foi divulgado pela primeira vez em 30 de julho, dia da convenção do União Brasil em que foi oficializada a candidatura de Mendes ao Governo do Estado. Em vídeo, Sílvio Mendes pediu desculpas pelo ocorrido e alertou seus seguidores sobre o uso não autorizado de obras artísticas, o que implica na aplicação da Lei de Direitos Autorais.

Your browser does not support HTML5 video./

“Durante minha campanha para governador do Piauí minha equipe de publicidade postou um vídeo aqui no Instagram que tinha como trilha sonora a musica ‘Apesar de Você’, do Chico Buarque. Por decisão judicial o vídeo foi tirado do ar pelo uso não autorizado da obra. Agora antes da sentença venho a público me desculpar pelo uso não autorizado e exercer um papel educativo de alertar meus seguidores de se informar e aplicar adequadamente aLei de Direitos Autorais também nas redes sociais”, disse.

Em agosto de 2022, a Justiça do Rio de Janeiro negou o pedido do cantor e compositor Chico Buarque de liminar para que Mendes retirasse o vídeo publicado em redes sociais em que usa música dele. Na petição, o artista pediu ainda uma indenização no valor de R$ 40 mil.

Sílvio disse hoje que preferiu se retratar do uso indevido da música antes que a sentença definitiva do processo seja publicada.

Matéria relacionada