Homem é condenado a 14 anos de prisão após assassinar "Chuck", rival de facção criminosa, em Teresina

Crime aconteceu no Natal de 2020, na zona Sudeste da Capital

Um homem identificado como Pedro Ermerson Marques da Silva foi condenado a 14 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, pelo assassinato de Douglas Vinícius Mota da Silva, conhecido como “Chuck”. O crime aconteceu em 25 de dezembro de 2020, em Teresina, e teria sido motivado por rivalidade entre facções criminosas.

De acordo com o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), o crime ocorreu em meio a uma disputa territorial ligada ao tráfico de drogas e foi agravada por desavenças decorrentes de envolvimentos afetivos entre membros dos grupos rivais.

  

Em Teresina, homem é condenado a 14 anos de prisão após assassinar "Chuck", rival de facção criminosa
 

   

O Conselho de Sentença reconheceu a autoria do crime e considerou as qualificadoras de motivo torpe e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. A pena levou em conta a gravidade do crime, a forma de execução e o histórico criminal do réu, que responde a outros processos relacionados a atividades ilícitas.

A sentença foi proferida pela juíza Daiane de Fátima Soares Fontan Brandão, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina. O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do promotor Márcio Carcará, coordenador do Grupo de Apoio aos Promotores com atuação no Tribunal do Júri (Gaej), conduziu a acusação.

Pedro Ermerson não poderá recorrer em liberdade, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre condenações pelo Tribunal do Júri.