Um homem identificado como Pedro Ermerson Marques da Silva foi condenado a 14 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, pelo assassinato de Douglas Vinícius Mota da Silva, conhecido como “Chuck”. O crime aconteceu em 25 de dezembro de 2020, em Teresina, e teria sido motivado por rivalidade entre facções criminosas.
De acordo com o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), o crime ocorreu em meio a uma disputa territorial ligada ao tráfico de drogas e foi agravada por desavenças decorrentes de envolvimentos afetivos entre membros dos grupos rivais.
O Conselho de Sentença reconheceu a autoria do crime e considerou as qualificadoras de motivo torpe e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. A pena levou em conta a gravidade do crime, a forma de execução e o histórico criminal do réu, que responde a outros processos relacionados a atividades ilícitas.
A sentença foi proferida pela juíza Daiane de Fátima Soares Fontan Brandão, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina. O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do promotor Márcio Carcará, coordenador do Grupo de Apoio aos Promotores com atuação no Tribunal do Júri (Gaej), conduziu a acusação.
Pedro Ermerson não poderá recorrer em liberdade, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre condenações pelo Tribunal do Júri.