Draco realiza mais de 70 operações e reforça ações de enfrentamento ao crime organizado em todo o Piauí; veja balanço!

Além das operações deflagradas, foram 315 mandados de prisão cumpridos, 248 pessoas presas, 884 mandados de busca e apreensão executados

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), divulgou o balanço parcial das atividades realizadas entre janeiro e o início de dezembro de 2025. Os números mostram um avanço significativo no combate às organizações criminosas em todas as regiões do estado, que teve nesse período, 77 operações deflagradas, 315 mandados de prisão cumpridos, 248 pessoas presas, 884 mandados de busca e apreensão executados, além da apreensão de 48 armas de fogo, 18 veículos, aproximadamente 226 quilos de drogas e R$ 6,2 milhões em valores bloqueados.

Ao longo do ano, o departamento instaurou 114 inquéritos policiais, apreendeu 11 adolescentes envolvidos em atos infracionais e registrou 37 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). As ações ocorreram tanto em áreas urbanas quanto rurais, ampliando a presença operacional da segurança pública e permitindo a identificação de células criminosas em diferentes municípios do território piauiense.

  

Draco realiza 77 operações e reforça ações de enfrentamento ao crime organizado em todo o Piauí Divulgação

   

O coordenador do Draco, delegado Laércio Evangelista, destaca que os resultados obtidos refletem um esforço contínuo e integrado das forças de segurança. “O ano de 2025 foi marcado por resultados expressivos para a segurança pública do Piauí. Avançamos de forma consistente nos principais indicadores, impulsionados pelas diversas operações integradas entre a Polícia Civil e Polícia Militar. Entre as ações realizadas, destacam-se prisões de lideranças de organizações criminosas, operações voltadas ao combate ao roubo de cargas e outras iniciativas que reforçam esse cenário positivo. Ao todo, foram 72 operações deflagradas ao longo do ano, números que nos deixam extremamente satisfeitos. Que 2026 chegue com novos desafios, muito trabalho e resultados ainda melhores”, detalha Laércio Evangelista.

O delegado Charles Pessoa ressalta a importância estratégica do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) no fortalecimento da segurança pública do Piauí. Ele afirma que, desde sua criação, o departamento tem se consolidado como peça fundamental no enfrentamento às organizações criminosas, atuando com metodologia própria e resultados efetivos em todo o estado.

“O Draco foi criado em março de 2023, em consonância com as diretrizes do governador Rafael Fonteles e do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, com a missão de coordenar o enfrentamento às organizações criminosas no Piauí. Desde então, o departamento vem passando por um processo contínuo de aprimoramento, guiado por um planejamento estratégico estruturado em três eixos: repressão, com operações e cumprimento de mandados; prevenção, com ênfase nas palestras educativas realizadas em escolas; e comunicação, que se tornou uma ferramenta essencial no combate à criminalidade organizada”, explica o delegado.

  

Draco realiza 77 operações e reforça ações de enfrentamento ao crime organizado em todo o Piauí Divulgação

   

“Seguimos uma metodologia inovadora, focada na desarticulação de toda a pirâmide criminosa, e não apenas em indivíduos. Essa estratégia tem se mostrado extremamente eficiente, subsidiando grandes operações e contribuindo diretamente para a redução dos índices de criminalidade no estado”, acrescenta Charles Pessoa.

As ações integradas do Pacto Pela Ordem também tiveram protagonismo no litoral piauiense, especialmente entre os dias 3 e 4 de dezembro, quando foram apreendidos cerca de uma tonelada de drogas em operações realizadas em Parnaíba, Luís Correia e Bom Princípio do Piauí. A mobilização de diversas unidades especializadas evidencia a efetividade da inteligência policial na interceptação de grandes carregamentos destinados a organizações criminosas.

Outro eixo importante do trabalho do departamento em 2025 foi a ampliação das ações de remoção de pichações relacionadas a organizações criminosas em Teresina e Parnaíba. As equipes do Draco, com apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar, atuaram na limpeza de muros e paredes utilizados como forma de intimidação e marcação territorial. Segundo a SSP, a iniciativa reforça o compromisso institucional de recuperar os espaços urbanos e impedir a difusão de símbolos associados ao crime.

  

Além das operações deflagradas, foram 315 mandados de prisão cumpridos Divulgação

   

Na área preventiva, o programa de palestras em escolas, faculdades e instituições educacionais alcançou mais de 200 unidades e mais de 27 mil estudantes. As atividades abordaram prevenção às drogas, enfrentamento à violência e estratégias de proteção de jovens contra o aliciamento por organizações criminosas.

“Quando entramos nas escolas, falamos diretamente com quem está mais vulnerável às influências do crime. As palestras aproximam a polícia da comunidade, geram confiança e podem impedir que muitos jovens sigam por caminhos sem volta. É uma das ações mais transformadoras do nosso trabalho”, finaliza Charles Pessoa.