Empresários são presos pela polícia suspeitos de crime de lavagem em Teresina; veja nomes

Prisões ocorreram através de operação deflagrada nesta quarta-feira (23)

(Atualizada às 12h14)

Policiais da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) prenderam nove pessoas, entre elas, três empresários, suspeitos de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (23) e já foram cumpridos 22 mandados de busca e prisão em Teresina e Timon, Maranhão.

Segundo a polícia, entre os empresários presos está Paulo Henrique de Costa Ramos Lustosa, conhecido como Paulinho Chinês, apontado como o líder da organização criminosa. Ele é proprietário da IPK Empreendimentos Imobiliários, localizada no bairro Jóquei, em Teresina.

  

Empresários são presos pela polícia suspeitos de crime de lavagem em Teresina; veja nomes
PC-PI

  

Também foram presos Ramon Santiago Matos e Ítalo Freire Soares de Sá. As investigações, que iniciaram ainda em 2018, apontaram "Paulinho Chinês" como o chefe do grupo criminoso.

Segundo a Polícia Civil, no decorrer dos anos, diversas diligências foram realizadas, culminado com a apreensão de drogas e armas, e na prisão de Cássio da Cunha Souza, em janeiro de 2020, apontado como cunhado de "Paulinho Chinês".

Em março de 2022, as investigações apontaram que a apreensão de 145 kg de drogas em um ônibus que vinha também do Estado do Mato Grosso, onde foi preso o nacional de iniciais R. N. R da C., motorista do veículo que não possuía nenhum passageiro. A droga é avaliada em cerca de R$ 10 milhões, também tinha ligação com a organização criminosa.

  

Material apreendido com os suspeitos durante prisões
PC-PI