Execução de grávida e briga entre PCC e B40 provocaram onda de homicídios na zona Norte de Teresina; SAIBA TUDO!

Secretário detalha briga dos faccionados e como isso provocou os assassinatos na região

(Atualizada às 13h33) 

Como revelado mais cedo pelo Portal A10+, a execução de Bárbara Teresa, 19 anos, que estava grávida de 4 meses e uma briga entre membros do PCC e B40 provocaram a onda de homicídios na região da Grande Santa Maria, zona Norte de Teresina, na noite de quinta-feira (03). Nas ações, quatro pessoas foram mortas e outras cinco ficaram feridas. As informações foram confirmadas pelo secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, durante coletiva de imprensa nesta sexta (04).

Na coletiva, Chico Lucas afirmou que membros do Bonde dos 40 atacaram rivais do PCC, tendo como uma das lideranças o Israel de Assis dos Santos. A mulher dele, Bárbara Teresa, de 19 anos, foi executada a tiros. Ela estava grávida de 4 meses. Foi esse ataque que provocou uma série de homicídios na região que terminou com quatro mortos e cinco feridos. 

  

Entenda a onda de homicídios na zona Norte de Teresina
Divulgação/ SSP-PI

   

“Esse Israel havia sido preso recentemente pelo Denarc no dia 30 de setembro, foi solto dia 2 de outubro e, no dia seguinte, sofreu um atentado e ele desencadeou uma série de reações atacando pessoas ligadas ao Bonde dos 40, entre eles, o Gilvan que é uma das lideranças dessa facção, que também foi preso e solto. Ele [Gilvan] havia sido liberado com tornozeleira eletrônica”, disse o secretário.

A adolescente Jennifer Lourrany, 16 anos, executada a tiros dentro de um supermercado é prima do Gilvan Rodrigues e o Eliton Emanuel, de 13 anos, que foi encontrado morto na manhã desta sexta (04) na região do Leonel Brizola, é filho do Gilvan. Todos eles estão dentro desse contexto de guerra entre as facções B40 e PCC, e também uma briga familiar.

  

Zona Norte de Teresina sangrenta: assassinatos são registrados em um período de apenas 4h
Yago Araújo / A10+

   

“O Israel se sentindo atingido porque a sua mulher foi vítima acabou atacando pessoas próximas ao Gilvan. Queremos deixar claro que não vamos tolerar [esses ataques], desde ontem todas as forças policiais estão na região zona Norte. Já fizemos três prisões, entre elas: o João Vitor, que é irmão do Israel, com diversas passagens pela polícia, o José Igor que foi preso dia 30 de setembro junto com o Israel; ambos foram soltos dia 2 de outubro. Também prendemos o Marciel e só faltam prender mais dois [Ruan e Israel]. Hoje também prendemos pessoas ligadas ao Bonde dos 40”, explicou o secretário.

Chico Lucas destacou ainda que vai fortalecer o policiamento na região nos próximos dias na tentativa de evitar que outros homicídios ocorram e, principalmente, combatendo a criminalidade e a guerra dos faccionados que podem resultar em mortes de inocentes.

O secretário ressaltou ainda que a situação poderia ter sido evitada se os indivíduos continuassem presos. Segundo ele, os envolvidos foram alvos de Operações da SSP-PI, mas retornaram às ruas recentemente.

“Mas como eu disse, essa sensação é provocada por meia dúzia de elementos. E eles continuarem encarcerados, nós não teremos problema. Se o Israel, o João Vitor, o Igor e o Maciel tivessem presos, a gente teria uma semana tranquila", continuou.


REFORÇO NA SEGURANÇA

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI), por meio da Portaria nº 277/2024/SSP-PI/GAB, assinada pelo Secretário Francisco Lucas Costa Veloso, instituiu um esforço concentrado de atuação das forças de segurança na Área Integrada de Segurança Pública Norte II (AISP - Norte II).

O objetivo é intensificar a ação integrada das forças policiais entre os dias 04 de outubro e 04 de novembro de 2024, visando à preservação da ordem pública e à proteção das pessoas e do patrimônio, conforme previsto no artigo 144 da Constituição Federal.

A medida visa o combate a crimes violentos ocorridos recentemente na região, destacando a necessidade de reprimir o crime organizado e a redução dos índices de homicídios. A portaria entra em vigor na data de sua publicação.