(Atualizada às 13h06)
Fernando Filho e Lauro Alberto Cavalcante Monteiro, filhos do ex-deputado Fernando Monteiro, que faleceu em 2019, foram presos na manhã desta sexta-feira (26), durante operação deflagrada pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) contra o tráfico de drogas. Segundo o delegado Samuel Silveira, uma 3ª pessoa, de nome não revelado, foi presa em Parnaíba.
Uma médica e um DJ também estão foragidos. A operação de número 17 também cumpriu mandados nos estados do Ceará e Minas Gerais. Em Teresina, dois mandados de prisão foram cumpridos contra os filhos do ex-parlamentar Um deles, Lauro Alberto já havia sido preso, em maio de 2023, envolvido em um esquema criminoso de estelionato por meio de pedidos de comida a restaurantes na capital piauiense. Na época, ele e o grupo geraram um prejuízo de mais de R$ 8 mil.
A operação conjunta busca minar o esquema de circulação de drogas sintéticas entre os estados do Piauí e Ceará. De acordo com o delegado Samuel Silveira, o grupo, do qual os filhos do ex-deputado fazia parte, tinha um esquema bem segmentado.
"Ela tem por finalidade dar cumprimento a uma investigação do estado do Piauí com o estado do Ceará. Uma operação com 10 mandados de prisão. Acabei de receber a informação que em Parnaíba foram encontradas muitas embalagens de droga sintética e outras drogas. Aqui em Teresina eram seis mandados de prisão, conseguimos dar cumprimento em dois, infelizmente duas pessoas que são filhos de ex-deputado e uma médica que se encontra foragida e um DJ", disse o delegado à TV Antena 10.
A investigação teve início a partir de uma apreensão de drogas sintéticas que aconteceu no Ceará há cerca de 3 meses. As drogas, de acordo com a polícia, seriam transportadas de Minas Gerais para o Ceará e, de lá, para o Piauí. Ainda segundo a PC-PI, os entorpecentes eram distribuídos em Teresina e em Parnaíba, no litoral do estado.
O DJ que está sendo procurado seria o responsável pela distribuição das drogas em boates e festas em Teresina e Parnaíba. Já a médica, também foragida, é apontada pela polícia como uma das responsáveis pela distribuição interestadual dos entorpecentes junto com os dois irmãos filhos do ex-deputado Fernando Monteiro.
Ambos foram levados para a delegacia e ficarão à disposição da justiça.