Filho do ex-deputado Fernando Monteiro é um dos presos em operação contra golpes em restaurantes - Polícia
EM TERESINA

Filho do ex-deputado Fernando Monteiro é um dos presos em operação contra golpes em restaurantes

Ainda segundo a polícia, golpe gerou prejuízo de R$ 8 mil em um dos estabelecimentos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Polícia Civil do Piauí revelou detalhes do esquema criminoso de estelionato por meio de pedidos de comida a restaurantes de Teresina. Na manhã desta quarta-feira (31), a polícia prendeu duas mulheres e três homens envolvidos no esquema. Um dos presos foi identificado como Lauro Alberto Cavalcante Monteiro, filho do ex-deputado estadual, Fernando Monteiro, que faleceu em 2019. 

O delegado Filipe Bonavides confirmou a informação e afirmou à TV Antena 10 que o suspeito já foi ouvido. "Ele teve a prisão temporária decretada, já foi ouvido e a partir do depoimento dele será decidido se faremos o pedido pela preventiva. Ele teria se beneficiado desse esquema", disse.

  

Filho do ex-deputado Fernando Monteiro é um dos presos em operação contra golpes em restaurantes
SSP-PI

   

Segundo a polícia, o homem identificado como cabeça do grupo é José Afonso, apelidado de Mineiro. Ele realizava pedidos de comida pelos aplicativos e após receber o alimento realizava o estorno por meio de cartões clonados. O golpe consistia primeiramente na fraude de documentos conseguidos por meio da internet, além do uso de chips fraudados para realizar os pedidos.

José Afonso, conhecido como Mineiro, é oriundo do estado de Minas Gerais e mora no Piauí há cerca de dois anos.

"Ele ia sempre renovando esse estoque de dados para dar continuidade e saia também cooptando outras pessoas para vender o que ele conseguia. Falava para s pessoas que conseguia descontos no aplicativo e a pessoa comprava, pagava a ele, e mandava para o endereço da pessoa. Então ele dava golpe no restaurante e ainda arrecadava dinheiro", afirma o delegado.

  

Plantação de maconha que foi apreendida na casa de um dos presos
Thracy Oliveira / TV Antena 10

   

Durante a prisão de José Afonso, a polícia apreendeu uma grande plantação de maconha. A suspeita é que ele também fazia tráfico da droga e agradava os clientes com os golpes em comida japonesa.

"Em um dos alvos, que se apurou ser um grande mentor dessas denuncias, ele usava cartões clonados e chips com dados falsos para aplicar os golpes, encontrou-se uma grande produção de entorpecente, uma especie de estufa, aparelhamento até bem sofisticado e em razão disso ele foi trazido para prestar depoimento sobre o inquérito do estelionato e associação criminosa e já está sendo encaminhado a Central para o procedimento da droga", afirma o delegado.

Sobre operação

A Operação Compras On-line teve início após a proprietária do estabelecimento de comida chinesa denunciar o golpe. A suspeita é que foram feitas mais de 100 compras no restaurante, gerando um prejuízo de mais de R$ 8mil. Uma das mulheres presas foi alvo de dados clonados e por isso a polícia constatou que a mesma não possuía envolvimento.

A polícia segue com as investigações para determinar o envolvimento de cada um dos presos. Ainda não é descartada a possibilidade de que mais pessoas estejam envolvidas no esquema criminoso. As investigações também procuram determina a quanto tempo o grupo aplicava o golpe e o total de estabelecimentos atingidos.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado