A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (12) a Operação Ouroboros para combater o crime de obtenção de financiamento de veículos mediante fraude. Em Teresina, são cumpridos um mandado de prisão temporária e dois de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária no Piauí.
De acordo com a PF, inicialmente as investigações estavam a cargo da Polícia Civil do Piauí, visto que as condutas criminosas se assemelhavam a estelionato comum. Depois, constatou-se que a fraude praticada pelo grupo se enquadrava na lei dos crimes financeiros, cuja atribuição é da Polícia Federal.
Ao logo das investigações foi provado que os suspeitos simulavam entrevistas de empregos para obter os dados da Carteira Nacional de Habilitação de terceiros e, em seguida, se utilizavam de influência junto a revendedoras de veículos na capital piauiense para simular o financiamento.
Por se tratar de procedimento que atualmente acontece de forma digital, o real proprietário do veículo muitas vezes só tomava conhecimento da fraude ao tentar realizar a transferência da propriedade do carro junto ao Departamento de Trânsito (DETRAN/PI).
A ação de hoje visa identificar o envolvimento de terceiros e impedir a reiteração criminosa por parte dos suspeitos. Os envolvidos podem ser responsabilizados pelo crime de obtenção de financiamento mediante fraude e outros que venham a ser identificados ao longo da apuração.