Samynha Silva: mais um suspeito de envolvimento no assassinato de influencer é preso em Teresina

O inquérito foi finalizado em fevereiro deste ano, mas a Polícia Civil instaurou um novo e deu seguimento às investigações

(Atualizado às 15h26)

O Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) realizou, no início da tarde desta quarta-feira (03), a prisão de dois homens, entre eles, Pedro Teixeira Soares Neto, envolvido no assassinato da influenciadora Samya Silva, conhecida como Samynha. O inquérito foi finalizado em fevereiro deste ano, mas a Polícia Civil instaurou um novo e seguiu apurando mais cenários do caso e deu seguimento às investigações. 

De acordo com a delegada Nathália Figueiredo, titular do Núcleo, Pedro foi preso após ter sido constatado que o veículo que deu apoio no crime, esteve em sua posse. “Ainda no começo do ano, nós conseguimos localizar o carro que prestou apoio na morte da Samya. Durante as investigações a gente constatou que uma das pessoas que teria tido a posse desse veículo após a morte, teria sido o Pedro. Diante dessa situação, nós representamos pela temporária dele, até mesmo também baseado no histórico dele, de envolvimentos em outros crimes. E na manhã de hoje, cumprimos com apoio da Feisp”, disse a titular do Núcleo, ao A10+. 

  

Pedro Teixeira foi preso suspeito de envolvimento na execução de Samynha Silva
Reprodução

   

Os suspeitos foram presos na zona Leste de Teresina. Segundo apurado pelo A10+, os dois homens não obedeceram à ordem de parada da polícia, tentaram fugir, mas foram capturados após uma perseguição. Um deles já era procurado por envolvimento no assassinato e o outro foi detido porque dentro do veículo os policiais encontraram uma porção de drogas. Os dois foram ouvidos pela delegada Nathalia Figueiredo, responsável pelo caso. “No momento do cumprimento ao mandado, ele tentou se evadir em um veículo, na companhia de uma segunda pessoa. Ele foi interceptado pelos policiais da Feisp e no momento da busca veicular, constatou-se a presença de drogas. Esse segundo elemento, junto com o Pedro, vão ser apresentados na central para o delegado analisar a situação da posse da droga”, destacou a delegada para a reportagem.

A jovem foi executada a tiros em outubro de 2023 na zona Leste de Teresina. Os envolvidos na execução foram presos em janeiro deste ano, sendo que um deles morreu após a prisão.  A investigação apontou que o crime foi motivado por uma briga entre facções. A vítima, Samynha, pertencia à facção PCC e os autores do crime eram membros do Bonde dos 40. 

  

Samynha Silva foi morta a tiros em outubro de 2023 na zona Leste de Teresina
Reprodução

   

Quatro pessoas foram indiciadas no crime. São elas: Felipe de Sousa Amorim, Raimunda Nonata Vitória da Silva, Davdy Jhorrany Moreira Dourado e Israel Boanerges Ribeiro de Sousa. 

Os suspeitos do homicídio foram indiciados com três qualificadoras, motivo torpe, perigo comum e sem chance de defesa da vítima, e por organização criminosa. David foi apontado como o executor do crime. Segundo a delegada, Vitória, Israel e Felipe atraíram a influenciadora ao clube. Durante a investigação, o mandante da execução da blogueira foi preso, mas morreu antes de ser interrogado pela polícia. 

Relembre o caso

A influenciadora foi executada no dia 01 de outubro na avenida João XXIII, em TeresinaEla voltava de uma festa em uma motocicleta, quando foi perseguida por dois homem e alvejada com, pelo menos, cinco disparos de arma de fogo. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Segundo a Polícia, Samynha foi atraída para o local onde estava.