Samynha: suspeito morre após prisão no Piauí; criminoso tinha fotos de delegado e esposa no celular

A suspeita, segundo a polícia, é que Herbertt poderia atentar contra a vida do delegado Matheus Zanatta

Com o inquérito ainda em andamento, a Polícia Civil divulgou nomes dos presos suspeitos de envolvimento na morte da blogueira Samya Silva. Apontado pela polícia como extremamente perigoso e com alto nível de agressividade, Herbertt, conhecido como Jibóia, foi considerado mandante da execução da blogueira. Ele foi preso nesta quarta-feira (10) após travar luta corporal com os policiais. 

Durante coletiva de imprensa, o delegado geral, Luccy Keyko afirmou que Herbertt morreu antes de ser interrogado pelos policiais. Ele teria sido vítima de infarto. No celular do criminoso, havia fotos do delegado Matheus Zanatta e da esposa. 

"O Herbertt, conhecido como Jiboia, já responde até por homicídio e com liderança forte no Bonde dos 40. Foi um dos autores intelectuais do crime e deu apoio em um veiculo Gol branco, inclusive temos fotografias dele nesse veículo. Ele foi realmente um dos responsáveis pela morte. Ontem quando foi dado mandado de prisão por esse crime, houve forte reação dele, houve luta corporal, existe a notícia que ele estava acidentado. Depois dele resistir muito, conseguiram conter e ele foi levado ao Draco. Antes mesmo de ser realizado o interrogatório ele passou mal, chamaram o Samu e foi constatado o óbito", afirma.

  

Samynha Silva foi morta a tiros em outubro de 2023 na zona Leste de Teresina Reprodução

   

Além de possuir processos por homicídio, Herbertt poderia estar envolvido em um planejamento ainda maior. A polícia constatou que no celular dele haviam fotos do delegado Matheus Zanatta e da sua esposa. A suspeita é que Herbertt planejava um atentado: "Descobrimos no celular dele, com autorização judicial, muitas fotos do delegado Zanatta e da esposa dele. Muito estranho. Certamente vamos estender essa investigação para saber o que essa facção estava planejando", explica Luccy Keyko. 

  

Delegado Matheus Zanatta Marcelo Gomes / A10+
   

Monitorado pelo DRACO

De acordo com o delegado Charles Pessoa, Herbertt já estava sendo monitorado pelo Draco. No caso do assassinato da blogueira Samya Silva, Herbertt estava entre os membros do Tribunal do Crime que tomaram pela decisão da morte da blogueira. Depois disso, ele recebeu o armamento e participou da execução da vítima. 


"O Herbertt teve grande participação. Esse indivíduo já era investigado pelo Draco, ele era considerado, se não a primeira, mas estava entre os dois principais líderes dessa facção criminosa em liberdade. Era um indivíduo que decidia quem seria morto por essa facção criminosa. Então o Herbertt teve grande participação e além de decidir juntamente com os outros que ela seria morta naquele dia, ele também foi ao clube prestar auxílio. Foi ele que foi pegar a arma e fez o acompanhamento para saber se ela seria executada. Durante essa minha trajetória na segurança pública eu nunca presenciei um individuo com tamanha agressividade como essa do Herbertt e ontem danificou, rompeu duas algemas, estava fazendo uso de entorpecentes e que teve que ser contido pelos policiais", narra o delegado Charles.

A polícia recebeu informações que após a morte de Herbertt, por ele exercer um perfil de liderança grande dentro da facção, indivíduos ameaçaram a comunidade onde ele residia: "Nós continuaremos com o mesmo empenho. Não vamos aceitar de forma alguma ameaças por parte desses criminosos. Nos viemos combater a criminalidade organizada e com certeza continuaremos com a mesma firmeza", dita o delegado.

  

Polícia Civil durante entrevista coletiva Renayra de Sá / A10+