(Atualizado às 17h00)
A Polícia Civil do Piauí, através do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), realizou nesta quinta-feira (04), o cumprimento do mandado de prisão contra um indivíduo, identificado como Luan Mateus Rocha Maia, de 19 anos, suspeito de ser o autor do disparo que vitimou o motorista de aplicativo Marcos Venicio Cordeiro Silva Filho, de 24 anos. O latrocínio ocorreu na madrugada do dia 10 de dezembro, no bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina.
Em entrevista ao A10+, o delegado Danúbio Dias, do DHPP, explicou que Luan estava escondido na casa de parentes desde o dia do crime. Após levantamentos, as equipes realizaram campanas no endereço e efetuaram sua prisão na tarde de hoje. Em interrogatório, o suspeito confessou o crime, deu detalhes e adiantou que de fato naquela noite, estava a procura de um veículo para ser roubado e vendido.
A vítima estava no interior do seu veículo, quando foi abordada pelo preso e um adolescente, que foi apreendido no final do mês passado. Após ter sido roubado, Marcos foi alvejado com um disparo de arma de fogo. O suspeito (foto acima) foi encaminhado ao DHPP para os procedimentos cabíveis e estará à disposição da justiça.
"Ele estava escondido desde o crime, na zona Norte. Após alguns levantamentos, que estavam sendo feitos na realidade desde o crime, nós conseguimos localizar o endereço localizado. Os investigadores fizeram campana e em um momento de distração, quando ele saiu e foi feita a prisão dele. Ele é o autor do disparo que o vitimou. Ele acabou de ser interrogado, confessou o crime contou os detalhes e que de fato estavam a procura naquela noite de um veículo para ser roubado e vendido. O objetivo era vender o veículo e ficar com o dinheiro. Eles combinaram em uma praça no Promorar, depois eles saíram aleatoriamente atrás de veículo para roubar”, explicou o delegado.
No dia do crime, a polícia teve acesso as imagens do circuito de segurança que mostraram toda a ação. Para a TV Antena 10, o Danúbio Dias informou ainda que o menor foi identificado como o que vai até a janela do passageiro e anuncia o assalto. Ele também aparece nas imagens conduzindo o veículo após o latrocínio. O carro foi encontrado incendiado no bairro Santa Fé, zona Sul de Teresina, no dia 10 de dezembro.
“Ele alegou que a vítima tentou tomar a arma do menor e como vocês podem observar nas imagens, há um certo tumulto. Ele alega que nesse momento ele pegou a arma do menor e efetuou um disparo. Ele disse que a vítima foi pra cima do menor, o menor não quis efetuar, ele pegou e efetuou um disparo. Após o disparo ele disse que viraram a esquina e quando chegou, entregou a arma para o menor, que estava dirigindo o veículo e foram até a maternidade, onde deixaram o veículo, ele alega que não foi ele que pegou o veículo e escondeu na noite do crime e foi atear fogo. Ele alega que não participou dessa fase do crime”, destacou Danúbio.
Veja:
De acordo com a Polícia Civil, Luan Mateus Rocha é contumaz na prática de roubos, tendo ainda tentado roubar um policial civil, crime também confessado em depoimento. "É um indivíduo que infelizmente é contumaz na prática de roubos e se ele ficar solto não vai parar. A foto dele foi bastante divulgada nos meio de comunicação. Nos ajudou a prendê-lo rapidamente", finaliza o delegado.
O caso
O motorista de aplicativo, identificado como Marcos Vinicius Cordeiro Silva Filho, de 24 anos, foi vítima de latrocínio na madrugada deste domingo (10) no bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina. Imagens do circuito de segurança mostram a vítima dentro de um carro acompanhado do namorado. A ação começa quando dois homens em uma motocicleta estacionam ao lado do veículo e rendem o casal. Ambos saem do veículo e segundos depois o motorista é atingido por um disparo de arma de fogo à queima roupa.
Após atirar contra o motorista, um dos assaltantes entra no carro e empreende fuga. A vítima fica no chão e é socorrida. O homem chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu e veio a óbito.