Deputado estadual propõe audiência pública sobre a Política Nacional de Educação Inclusiva no Piauí

O objetivo é analisar seus reflexos no sistema educacional e nos serviços de apoio às pessoas com deficiência no Piauí

O deputado Franzé Silva (PT) propôs, a partir de requerimento apresentado nesta quarta-feira (29), a realização de audiência pública na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para debater a nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva. O objetivo é analisar seus reflexos no sistema educacional e nos serviços de apoio às pessoas com deficiência no Piauí.

Segundo a Alepi, essa Política Nacional trouxe novas diretrizes para o atendimento educacional de estudantes com deficiência e Transtorno do Espectro Autista e, embora busque fortalecer a inclusão, tem gerado inquietações. Entre as organizações que procuram maior diálogo está a APAE-Brasil.

  

Deputado estadual propõe audiência pública sobre a Política Nacional de Educação Inclusiva no Piauí
Foto ilustrativa
   

“A Rede APAE-Brasil e outras instituições especializadas têm manifestado preocupação com a forma como a política vem sendo implementada, especialmente quanto à garantia do direito de escolha das famílias, à manutenção e valorização das escolas e centros especializados, e à necessidade de condições efetivas para a inclusão, com estrutura, formação profissional e suporte pedagógico e terapêutico adequados”, explicou Franzé Silva.

Para a audiência pública, a ser realizada na Alepi, o parlamentar convidou representantes do Ministério da Educação, da Secretaria de Estado da Educação, do Conselho Estadual de Educação, da Rede APAE, de entidades representativas das pessoas com deficiência e de profissionais da área.