Em discurso com Lula, Rafael Fonteles elenca a transformação digital como grande aposta no Piauí

As declarações foram dadas na visita de Lula ao Estado para lançamento do novo PAC

O governador Rafael Fonteles (PT) destacou que tem como meta tornar o Piauí líder na produção de produtos com matriz energética limpa e renovável. Para, além de gerar empregos, realizar uma transformação econômica no estado.

“Nós temos uma oportunidade única nessa transição energética que o mundo passa. E pelas condições naturais do nordeste brasileiro em especial do Piauí, uma industrialização de verdade. Porque a usina solar e a usina eólica são excepcionais, são ótimas. Geram muitos empregos na construção, mas depois ficam poucos empregos. E a gente termina exportando energia. O Piauí já produz, quatro vezes a energia que consome. A matriz do Piauí é 100% limpa. Mas nós queremos usar essa energia pra industrializar produtos aqui. Nós do Piauí queremos ser o líderes na produção de fertilizante verde, em produção de aço verde, em produção de diversos produtos com matriz energética limpa e que são apreciados pela indústria nacional e pela indústria mundial. E nós temos essa chance”, disse.

  

Rafael Fonteles e Lula em evento no Piauí
divulgação / Governo do Piauí

   

Fonteles também fez um apelo ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que está cuidando do plano de transformação ecológica para que a regularização do hidrogênio verde seja feita ainda este ano.

O governador também ressaltou que o presidente Lula nas tratativas para o PAC incluiu a infraestrutura social, como a educação e saúde, e elencou os projetos na educação e de transformação digital. E destacou que o estado já avançou na inclusão digital.

“O Piauí já é um estado que tem todas as suas escolas estaduais ligadas por fibra ótica. Por isso que eu vou pedir é o reembolso desse recurso…( do Pac para esse setor na Educação) O nosso governo está absolutamente sintonizado com o de vossa excelência”, disse.

  

Rafael Fonteles
divulgação / Governo do Piauí

   

Ainda falando sobre a transformação digital, Rafael Fonteles pontuou que esse é a grande aposta do Piauí.

“Quanto mais a gente conseguir digitalizar os serviços públicos e cito o exemplo da saúde. A saúde é o maior desafio dos prefeitos e dos governadores porque a conta não fecha. Então nós estamos apostando muito na saúde digital. Levar os especialistas e aí ministro Rui eu lhe convido a visitar a cidade aqui de Piripiri. Lá nós montamos a nossa plataforma de saúde digital com dez especialidades médicas e com telelaudos e tomografia mamografia, raio X e ultrassom montamos em 60 dias e em 90 dias nós zeramos a fila de todas as dez especialidades médicas e de todos os exames complementares”, finalizou.

Matérias relacionadas: