Hugo Motta, novo presidente da Câmara, diz confiar em ‘solução próxima’ para emendas

Deputado destacou que Câmara está pronta para discutir impasse com o Supremo Tribunal Federal

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), comentou a situação de emendas parlamentares e disse acreditar que a solução para resolver o impasse com o STF (Supremo Tribunal Federal) “está próxima”.

A declaração veio nesta terça-feira (04), pouco após o ministro Flávio Dino, do STF, marcar uma audiência conciliatória para tratar das emendas de comissão. O encontro será voltado para analisar as adequações de emendas.

  
O presidente da Câmara, deputado Hugo Mota (Republicanos-PB)
Mario Agra/ Câmara dos Deputados
 
 
 

“Estamos prontos para ir lá, dialogar e resolver isso. Interesse nosso. Confio que a [solução] está próxima”, declarou Motta.

A reunião marcada por Dino é voltada para esclarecer pontos adotados pelo Congresso para dar mais transparência às emendas. Os recursos passaram por adequações em projetos aprovados por parlamentares desde determinação do próprio magistrado.

A posição de Motta sucede críticas do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a decisões do STF ligadas às emendas. O parlamentar também destaca necessidade de maior diálogo e defende a posição do Congresso frente a liberação de recursos.

“A recente controvérsia sobre emendas parlamentares ao orçamento ilustra a necessidade de respeito mútuo e diálogo contínuo”, disse em discurso ao Congresso, na segunda-feira.