Lula conversa com Trump sobre tarifaço em ligação de 40 minutos

Conversa abordou revisão de tarifas, parcerias econômicas e integração

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta terça-feira (2) para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em uma chamada que durou cerca de 40 minutos, os dois falaram sobre o tarifaço e também cooperação na área de segurança.

Lula destacou os avanços recentes após a decisão dos Estados Unidos de revisar tarifas aplicadas a produtos brasileiros. Ressaltou que o Brasil deseja acelerar a retirada de sobretaxas que ainda afetam setores como proteínas, café e frutas, e afirmou que há espaço para ampliar o fluxo comercial entre os dois países.

 

Trump e Lula se encontraram na Malásia em outubro
Daniel Torok/Official White House Photo
 

O presidente brasileiro também enfatizou a necessidade de reforçar ações conjuntas de combate ao crime organizado internacional, citando operações recentes realizadas no Brasil para sufocar o financiamento de grupos criminosos. Lula mencionou ramificações que operam a partir do exterior e defendeu maior integração entre as autoridades dos dois países.

Trump manifestou total disposição em ampliar a cooperação e disse que está aberto a novas rodadas de diálogo para fortalecer iniciativas bilaterais de segurança e comércio. Ambos concordaram em voltar a conversar em breve para acompanhar o andamento das negociações.