O governador Rafael Fonteles participou, nesta terça-feira (29), do encerramento da III edição do Diálogos com o Futuro, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Com o tema “Controle do Ato Administrativo”, o painel final contou também com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça. O evento teve como objetivo promover reflexões sobre o aperfeiçoamento da gestão pública e o papel do controle externo na efetividade das políticas públicas.
Na oportunidade, o governador parabenizou e destacou o papel estratégico da Corte no aperfeiçoamento das políticas públicas. “Primeiro, eu quero parabenizar o Tribunal de Contas do Estado do Piauí por promover debates de alto nível com várias personalidades nacionais, para enriquecer inclusive a formação dos quadros do TCE e de toda a sociedade em geral. O papel que essa Corte desempenha é muito importante para melhorar a efetividade das políticas públicas, o melhor uso do recurso público para atingir sua finalidade, melhorando o bem-estar social. Então, eu me somo a essa iniciativa; toda vez que sou convidado, participo. Queremos compartilhar essa experiência com a comunidade aqui do TCE e de outros órgãos envolvidos”, afirmou o chefe do Executivo.
Gabriel Paulino
O presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, frisou que a atuação da Corte de Contas precisa estar conectada aos reais problemas da população, como transporte público, educação, saúde, regularização fundiária do litoral, entre outros. “A população é quem banca a administração pública com seus impostos e, portanto, tem direito a um serviço de qualidade como retorno. O que buscamos é cumprir nossa missão institucional, acompanhar de perto as políticas públicas e estimular a participação de todos na busca por soluções concretas”, disse. O presidente também citou como exemplo exitoso o avanço das escolas estaduais de tempo integral com o uso de inteligência artificial, ressaltando que é papel do controle reconhecer e monitorar os êxitos da gestão.
Gabriel Paulino
A III Conferência Diálogos com o Futuro foi promovida pela Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC) e reuniu, durante dois dias, autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil. Os painéis discutiram temas envolvendo integridade, transparência pública, governança, participação social, entre outros. O evento marcou os 126 anos de fundação da primeira Corte de Contas estadual do Brasil.
Gabriel Paulino