(Atualizada às 13h02)
O vice-prefeito Robert Rios confirmou ao A10+, nesta quarta-feira (25), que rompeu com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos). Segundo gestor, a decisão se deu devido ao envolvimento de familiares do prefeito na administração municipal.
"Me afastei da gestão dele por não concordar com algumas práticas de parentes e amigos que são incompatíveis com o que aprendi na Polícia Federal", disse Rios ao A10+.
O vice-prefeito não explicou quais são essas práticas que, segundo ele, são incompatíveis com o que ele exerceu quando era delegado da Polícia Federal. A reportagem tentou, mas Rios não citou quem são esses parentes. Ainda não há informações de que forma esse rompimento vai ocorrer, se o gestor renunciará ao cargo ou apenas laço político.
O rompimento ocorre em meio a uma crise no transporte público e críticas de aliados como o ex-vereador Jeová Alencar, eleito deputado estadual. À imprensa, Dr. Pessoa falou na última terça-feira (24) que "os incomodados..." dando a entender que deviam se retirar da gestão.
Atualmente compõem o primeiro escalão de Dr. Pessoa, seu filho, João Duarte, comandando a Eturb, que recentemente ampliou poderes, concentrando além de iluminação, asfaltamento e agora obras na capital. Já a Superintendência de Transito é comandada por Bruno Pessoa, seu sobrinho e sua esposa comandaria bastidores, indicando gestores, principalmente na área da Saúde. Além disso, o secretário de governo André Lopes também é sobrinho de Pessoa.
A Prefeitura de Teresina ainda não se pronunciou sobre o assunto.