FMS atende mais de 420 pessoas acima de 100 anos em Teresina

O destaque é o projeto Memória Ativa, que incentiva os idosos a atuarem como contadores de histórias, lendas e causos locais

Nesta quarta-feira (01/10), em celebração ao Dia Mundial da Pessoa Idosa, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina promove uma programação especial e divulga dados que evidenciam o cuidado com a população idosa na capital. Segundo levantamento recente, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) acompanham atualmente 427 pessoas com mais de 100 anos, além de 135.762 idosos com idade superior a 60 anos.

A programação especial inclui ações em diversas unidades. Na UBS do Flamboyant, localizada no bairro Dirceu, haverá atividades voltadas para o público idoso nesta quarta-feira (01), a partir das 8h. Entre elas, sessão de yoga, exercícios físicos, palestras com profissionais da saúde, psicólogos e advogados, além de dinâmicas para promover a integração dos participantes.

  
FMS atende mais de 427 pessoas acima de 100 anos em Teresina Reprodução
 
 
 

Já na UBS do Poty Velho, bairro mais antigo da cidade, os projetos são focados na prevenção de quedas e na estimulação cognitiva dos idosos. O destaque é o projeto Memória Ativa, que incentiva os idosos a atuarem como contadores de histórias, lendas e causos locais. A iniciativa será apresentada em um evento no Clube dos Diários, nesta quarta-feira (01), das 8h às 11h30, com narrativas tradicionais, incluindo a famosa lenda do Cabeça de Cuia.

“A rede de saúde do SUS é fundamental para garantir qualidade de vida à pessoa idosa. Ela oferece desde o cuidado primário nas UBS, passando pela rede hospitalar, CAPS e serviços especializados; mas é importante lembrar que envelhecer com saúde também depende de escolhas diárias: manter hábitos saudáveis, buscar atendimento e participar de atividades que estimulem o corpo e a mente. O cuidado contínuo é o caminho para uma vida longa e com bem-estar”, destaca a presidente da FMS, Leopoldina Cipriano.