FMS intensifica vacinação e ações contra o sarampo em Teresina; doses disponíveis nas UBSs

A ação foi intensificada após um aumento significativo nos casos de sarampo nas Américas, incluindo o Brasil

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) intensificou as ações de vigilância epidemiológica e convocou a população para se imunizar contra o sarampo. A ação foi intensificada após um aumento significativo nos casos de sarampo nas Américas, incluindo o Brasil.

Com relação ao aumento dos casos, o estado do Tocantins, que faz fronteira com o Piauí, registrou um total de 20 casos notificados. O Ministério da Saúde recomendou aos municípios algumas estratégias para conter surtos. Dentre as recomendações estão: notificação imediata de casos suspeitos, coleta do material para diagnóstico laboratorial e intensificação da vacinação.

  

Vacinação contra o sarampo em Teresina
Fundação Municipal de Saúde


De acordo com dados da FMS, a cobertura vacinal em Teresina está em 88% com a primeira dose, e 70% com a segunda. A ideia é atingir os 90% de cobertura vacinal e, por isso, disponibilizou as doses nas 91 Unidades Básicas de Saúde em Teresina, nas maternidades e também no posto do Teresina Shopping.

Quem deve tomar a vacina

A vacina tríplice viral deve ser administrada em crianças com idade de 12 meses e tetra viral aos 15 meses. Caso o público não tenha sido vacinado, pode receber duas doses se tiver idade que varia dos 5 aos 29 anos, ou dose única da tríplice viral se tiver dos 30 aos 59 anos.

O que é o sarampo

O sarampo é uma doença viral de fácil contágio, transmitida por secreção expelidas na fala, tosse ou espirro. Dentre os sintomas mais comuns estão a irritação dos olhos, corrimento do nariz, mancha branca na parte interna da bochecha, mal estar, tosse e manchas vermelhas na pele.