Governo do Piauí determina volta do uso obrigatório de máscara em ambientes fechados

Decreto foi assinado pela governadora Regina Sousa nesta segunda (28)

A governadora Regina Sousa assinou nesta segunda-feira (28) o decreto que obriga o uso de máscaras em ambientes fechados, públicos e privados, como medida excepcional para o enfrentamento da Covid-19. A chefe do executivo estadual seguiu a recomendação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE/PI) e também do boletim do Comitê Científico Nordeste que apontou alto risco pandêmico epidêmico em todos os estados da região Nordeste.

Conforme o decreto estadual, permanece obrigatório o uso de máscaras nos seguintes espaços: unidades/consultórios/estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação (trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes); transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou ferroviário (trabalhadores e passageiros/usuários), assim como táxis e transportes por aplicativos. O Piauí registrou um aumento de 37% no número de casos positivos de covid-19.

  

Governo do Piauí determina volta do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados
Reprodução

   

No decreto observa que o R(t) cresceu em todos os estados, alcançando valores não observados em toda a pandemia, e recomenda renovação de medidas restritivas contra a Covid-19 e campanhas de vacinação. A determinação do uso da máscara entra em vigor a partir desta segunda-feira (28). 

Ainda segundo o governo, permanece facultativo o uso de máscaras em espaços abertos e semiabertos, com exceção de idosos e imunossuprimidos, para os quais o uso de máscaras permanece obrigatório em qualquer espaço.

Ainda no decreto, o governo do Piauí estabeleceu que farmácias e drogarias que comercializam autoteste para detecção de antígeno do SARS-CoV-2 (PNE-Teste) serão obrigadas a informar semanalmente a quantidade de testes vendidos, por meio de Nota Fiscal emitida pelo estabelecimento, à Diretoria de Vigilância Sanitária do estado do Piauí (Divisa). A determinação  era uma das sugestões do COE durante reunião na semana passada.

Veja aqui: DECRETO - GOVERNO DO PIAUÍ.pdf