Copa do Mundo: confira como vai funcionar o comércio em Teresina nos dias de jogos do Brasil - A10+ Esportes
A10+ Esportes
SE LIGA!

Copa do Mundo: confira como vai funcionar o comércio em Teresina nos dias de jogos do Brasil

Empresas do comércio lojista funcionarão de acordo com as suas conveniências


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O horário de funcionamento do comércio em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo passará por modificação em Teresina. O A10+ elenca agora o que vai abrir e fechar na capital durante os confrontos da seleção brasileira.

O Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas/PI) informou nesta terça-feira (22) que as empresas do comércio lojista funcionarão de acordo com as suas conveniências.

  

Copa do Mundo: confira como vai funcionar o comércio em Teresina nos dias de jogos do Brasil
Reprodução

  

Segundo o sindicato, caso optem pelo fechamento nesses dias, as horas não trabalhadas poderão ser compensadas, mas necessário se faz a formalização prévia de acordo individual com os seus empregados.

Em Teresina,  o funcionamento dos bancos será alterado nos dias de jogos da seleção brasileira durante a Copa, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O atendimento vai depender da localidade onde está a agência e da hora em que o jogo do Brasil estiver marcado. Nos dias em que houver partida às 12h, dependendo do município, o horário ao público será dividido: parte pela manhã e parte à tarde. Em jogos às 13h e às 16h, o funcionamento será parcial, pela manhã.

Veja agora o funcionamento dos bancos nos dias de jogos da seleção brasileira:

Para jogos às 12h:

  • Das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30, nos estados com horário igual de Brasília

Para jogos às 13h

  • Das 8h30 às 11h30, nos estados com horário igual ao horário de Brasília

Para jogos às 16h

  • Das 9h às 14h, nos estados com horário igual ao horário de Brasília

Ainda de acordo com a Febraban, a decisão considera a segurança das agências e de transporte de valores. Os canais remotos, como banco pela internet e atendimento por telefone, continuarão operando normalmente, assim como os caixas eletrônicos.

Agências do INSS terão horário especial 

Nos dias em que a seleção brasileira estiver em campo, as agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão horário especial de funcionamento. A depender da hora do jogo, as agências poderão fechar mais cedo ou nem abrir para atendimento ao público.

O funcionamento será da seguinte maneira: quando a partida for às 12h (meio-dia), as agências do INSS ficarão fechadas. Nos dias em que o jogo da seleção começar às 13h, o atendimento ao público vai ser realizado até as 11h, no horário de Brasília. E, no caso de duelos que têm início às 16h, as agências ficarão abertas até as 14h, também no horário de Brasília.

Atendimento remoto

Além das agências, a Central 135 vai ter um esquema especial nos dias dos jogos do Brasil. O atendimento humano será suspenso 30 minutos antes da partida e retornará 30 minutos após o término da partida. Durante esse intervalo, a Central 135 continuará funcionando apenas com o atendimento eletrônico.

Pelo número 135, é possível obter informações sobre o benefício, saber para qual horário foi agendado o próximo atendimento na agência ou, ainda, esclarecimentos referentes ao pagamento. As ligações são gratuitas se forem feitas de telefone fixo. Pelo celular, o custo é o de uma ligação local.

Confira as partidas da seleção brasileira na fase de grupos:

  • 24 de novembro (quinta-feira) - Brasil x Sérvia - 16:00 (horário de Brasília) - Estádio Lusail;
  • 28 de novembro (segunda-feira) - Brasil x Suíça - 13:00 (horário de Brasília) - Estádio 974;
  • 2 de dezembro (sexta-feira) - Brasil x Camarões - 16:00 (horário de Brasília) - Estádio Lusail.

A partir das oitavas de final, o calendário da Copa do Mundo é o seguinte:

  • 3-6 de dezembro: oitavas de final (1G no dia 5 e 2G no dia 6), 12:00 e 16:00
  • 9 a 10 de dezembro: quartas de final, 12:00 e 16:00
  • 13-14 de dezembro: semifinais, 16:00
  • 17 de dezembro: disputa de terceiro lugar, 12:00
  • 18 de dezembro: final, 12:00

  

O Brasil começa a caminhada rumo ao Hexa contra a Sérvia, no dia 24 de novembro, pelo Grupo G
Reprodução

   

Posso faltar no trabalho nos dias de jogos do Brasil? 

Os dias de jogos não são feriados nem garantem algum tipo de licença. Quem faltar pode ter a falta descontada do salário, seja o dia todo, seja pelas horas que não estava no trabalho. Além disso, a empresa também pode dar uma advertência ao empregado.

Em 11 de novembro, o Ministério da Economia publicou uma portaria que orienta órgãos da administração pública federal sobre o horário de trabalho de servidores públicos em dias de jogos do Brasil na Copa. A portaria é assinada pelo ministro da economia Paulo Guedes.

A portaria estabelece orientações facultativas, ou seja, não obrigatórias, para órgãos e entidades integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, com abrangência de servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Por Jade Araújo

Por Jade Araújo

Análises, cobertura e tudo sobre o esporte local e nacional!

Fique conectado