📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Hugo Calderano, destaque do tênis de mesa brasileiro, não disputará o WTT Grand Smash nos Estados Unidos. O motivo é um impedimento burocrático na entrada do país.
Com passaporte português, ele deveria ter autorização eletrônica (ESTA) para entrar, sem necessidade de visto. Após contatar a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CPB) devido à demora no processo, o atleta descobriu que não poderia obter a dispensa por causa de uma viagem realizada a Cuba em 2023.

Alexandre Loureiro/COB/Direitos Reservados
A visita ao país teve como motivo o Campeonato Pan-Americano e o evento de qualificação aos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A Alfândega dos EUA informou que desde então ele deixou de ser elegível ao programa.
Hugo tentou obter um visto emergencial com apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC), mas não conseguiu agendar a entrevista consular a tempo para competir no Grand Smash.
O brasileiro fez o possível para participar do torneio. "Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil."
O momento de Hugo é de destaque. Nos últimos meses, ele conquistou a Copa do Mundo e a medalha de prata no Mundial de tênis de mesa.
No fim de semana passado, venceu o WTT Star Contender Ljubljana, sua oitava taça no circuito mundial. Em junho, finalizou nove temporadas no clube alemão Liebherr Ochsenhausen com título da Liga Alemã.
"É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, disse o atleta.
Em nota enviada à CNN, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) disse que apoia Hugo Calderano e conversou com o atleta após o ocorrido nos Estados Unidos.
Veja a nota da CBTM
"A CBTM lamenta muito o ocorrido com Hugo Calderano, nesta quinta-feira (3). O atleta está bem e participará de outras competições do circuito normalmente, apesar dos problemas burocráticos enfrentados nos Estados Unidos. A federação seguirá sempre à disposição dos atletas para auxiliar em casos como este"
Fonte: CNN Brasil