📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O vereador Ismael Silva participou do A10Cast, podcast da TV Antena 10, onde comentou sobre a atual situação financeira da Secretaria Municipal de Educação de Teresina, que estava sob seu comando antes de se licenciar. Durante a entrevista, ele também explicou os motivos de seu afastamento da pasta e falou sobre seu retorno à Câmara Municipal de Teresina.
Em sua fala, reforçou que a Secretaria, assim como as demais, estão financeiramente em uma situação complicada devido a um "rombo" deixado pela gestão anterior.
"Quando fizemos ali o primeiro levantamento com nossa equipe financeira, nós achávamos que tinha algo ali em torno de R$ 90 milhões de dívidas na secretaria, mas quando assumimos a responsabilidade esse ano, em dívidas processadas e não processadas, dava uma média de R$ 126 milhões", esclareceu.
Valorização dos professores
Durante sua participação no podcast, o secretário falou sobre a valorização dos professores e reforçou quais medidas serão adotadas para atender as necessidades da categoria. "Nós tivemos no início do ano, já do ponto de vista financeiro, o reajuste nacional, que estabeleceu um reajuste de 6,27%. Em diálogo com o prefeito de Teresina, mesmo com as dificuldades, nós conseguimos assegurar seis e meio por cento de maneira linear, ou seja, para todos os professores da rede, inclusive os recém contratados", disse.
Educação inclusiva
O secretário reconheceu que a educação inclusiva ainda é um grande desafio para Teresina, mas disse que a prefeitura tem estudado meios para garantir avanço nas estruturas para ofertar um ensino com maior eficiência, sem excluir ninguém. "Esse é um grande desafio que nós temos enfretado, a questão da inclusão. Nós temos um índice considerado alto de crianças, por exemplo, com autismo, mas nós temos também crianças com transtornos de aprendizagem. Temos o centro municipal de atendimento multidisciplinar, e nosso propósito é que no ano que vem a gente possa ampliar esses atendimentos. Já temos autorização do prefeito e em breve vamos anunciar um novo centro de atendimento", explicou.
Volta do secretário à Câmara Municipal
Ismael Silva, que além de secretário é vereador de Teresina, retornou temporariamente à Câmara Municipal para participar das discussões sobre o orçamento de 2026. Durante esse intervalo, a suplente Samantha Cavalca, que havia assumido a vaga, fica afastada do Legislativo. O parlamentar comentou sobre sua relação com a suplente e afirmou que, concluído o período necessário, pretende reassumir o comando da secretaria.
"Eu conversei com a vereadora Samantha, ela me ligou e eu disse a ela que não sabia o prazo que eu fico, a priore seria de 1º a 15, justamente o prazo das emendas, e depois com a discussão do orçamento foi decidido que eu ficaria ali até o final e aí eu comuniquei à vereadora Samantha, e informei que ficaria até o final do mês. A minha expectativa é retonar para a secretaria para dar continuidade a esse trabalho", disse.
Um convite para 2026
Durante a entrevista, o vereador revelou à jornalista Lídia Brito que recebeu um convite de Ciro Nogueira para as eleições de 2026. "Os diálogos foram sendo colocados na mesa e o senador Ciro fez o convite para estar como pré-candidato à Deputado Federal", revelou.
Ele disse que, ao ser convidado, afirmou que precisaria de um tempo para pensar, pois no momento o foco é a educação de Teresina, mas não descartou a possibilidade.
O A10Cast com Lídia Brito agora vai ao ar todo sábado, às 13 horas, na TV Antena 10. Acompanhe os recortes também nos perfis @portala10mais, @tvantena10 e @a10cast no Instagram.
Fonte: Portal A10+