📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O sociólogo Germano Lúcio foi o convidado do episódio desta semana do A10Cast, podcast da TV Antena 10, e trouxe uma análise sobre temas de impacto nacional e internacional, incluindo a nova tarifa imposta pelos Estados Unidos contra o Brasil, os efeitos sobre a economia brasileira, o fortalecimento do BRICS e o papel dos Três Poderes no cenário político atual.
Durante a entrevista, Germano avaliou os impactos da tarifa norte-americana sobre produtos brasileiros, alertando para prejuízos significativos em setores estratégicos da economia nacional.
“Vai impactar negativamente em vários pontos, afetar milhares de empregos e também pode representar uma janela de oportunidade. Vai afetar setores estratégicos, porque o Brasil também trabalha com a exportação de royalts para os EUA, esses serão pesadamente afetados... o aço, a soja, café, suco de laranja serão principalmente mais afetados. Autopeças, máquinas agrícolas, indústria de calçados. Os Estados Unidos estão indo na contramão de todo o processo histórico recente. O mundo cada vez mais se abrindo para processos globais e os Estados Unidos voltando para um protecionismo incomum para os novos tempos, mas não deixa de ser uma resposta. EUA não têm mais a hegemonia que tinham 20 anos atrás”, disse o sociólogo.
Segundo ele, cerca de 6 mil empresas brasileiras podem ser diretamente impactadas pela medida protecionista. Germano também comentou o avanço do BRICS no cenário geopolítico e seu papel frente à hegemonia norte-americana.
“O BRICS nasceu grande, tem crescido e tendo a adesão de novos países. O BRICS é uma enorme e forte ameaça a essa hegemonia do dólar, do EUA. A China, por exemplo, fez retornar mais de 2 bilhões de dólares de compras de soja”, destacou.
Papel dos Três Poderes e ativismo judicial
Outro ponto abordado por Germano foi a interação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com críticas à omissão do Congresso em pautas importantes e à atuação crescente do Judiciário em temas que, segundo ele, deveriam ser tratados por outros poderes.
“O Judiciário tem feito o papel dele de equilibrar as forças; a sociedade tem uma demanda importante, um dos poderes responsáveis pra atender essa demanda se omite. Nós temos um papel constitucional, que quem manda é o povo. O Congresso na maioria das vezes esquece disso; o Judiciário vai lá e diz: há uma demanda da sociedade que é importante e que nós vamos atender. Recentemente na pandemia, quem teve que estabelecer a autonomia federativa dos estados de regularem eles próprios as suas questões de segurança sanitária? O Judiciário. E não deveria ser papel dele. Nós temos um pacto federativo claro, bastava obedecer. Porque o Judiciário entrou? Porque o próprio governo federal, o poder Executivo, estava colocando em risco esse pacto federativo. O Judiciário intervém por conta de erros e falhas de outros poderes. A omissão do parlamento ao longo desses 20 e tantos anos em não pautar o que é de sua responsabilidade provocou um ativismo político do Judiciário, no meu entender”, afirmou.
O A10Cast vai ao ar todo domingo das 9h às 10h na TV Antena 10. O programa também é disponibilizado na íntegra no YouTube após exibição na TV. Siga o perfil no instagram: @a10cast.
Fonte: Portal A10+