📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Severo Eulálio (MDB), participou do A10Cast, podcast da TV Antena 10, onde abordou o panorama político atual e as movimentações em curso visando as eleições de 2026. Durante a conversa, ele comentou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que propunha ampliar o número de deputados federais por estado, uma proposta que poderia impedir a diminuição da representação do Piauí na Câmara dos Deputados.
A discussão surgiu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou o ajuste no número de parlamentares, conforme os dados do Censo de 2022. Pela nova distribuição, o Piauí, que atualmente conta com 10 deputados federais, poderia perder 20% da sua representação, passando para 8 cadeiras. O presidente da Alepi explicou que para evitar prejuízos a estados que perderiam representantes, como o Piauí, a Câmara e o Senado aprovaram um projeto que manteria as bancadas atuais e aumentaria o total de cadeiras na Casa de 513 para 530, mas a Lei foi vetada pelo presidente Lula.
"O número de deputados continua igual. Com o veto do presidente Lula, os 513 deputados continuam mantidos, não irá diminuir, só será feita uma redistribuição dentro dos 513. Alguns estados perderão, outros ganharão. O que foi votado pela Câmara e depois pelo Senado: nós temos 513 deputados, a nossa Constituição diz que tem que ser feita essa revisão de quatro em quatro anos. Ficamos com esse hiato desde 88, quando foi feita a Constituição até o momento não foi feita essa divisão", disse.
Anna Couto/ A10+
O parlamentar foi questionado sobre a repercussão do projeto que dividiu opiniões da população que, enquanto alguns veem prejuízos políticos para estados menores, outros comemoram a manutenção do número atual de deputados. Severo pontuou que o projeto foi uma forma de manter a proporcionalidade entre as bancadas.
"O que aconteceu? Nossa constituição também diz que as bancadas são irredutíveis. O Piauí, por exemplo, nós temos dez parlamentares. Na hora dessa redistribuição o Piauí caíra para oito parlamentares federais. Outros vão ganhar ou perder. O que foi feito pela Câmara? Mantém as bancadas e para manter a proporcionalidade a Câmara Federal entendeu que deveria aumentar o número de parlamentares de estados que cresceram populacionalmente. A Lei que foi aprovada no Congresso aumentou de 513 para 530, o presidente Lula vetou", destacou.
Na entrevista, ele também pontuou que o Piauí seria o maior afetado com a determinação do Supremo Tribunal Federal.
Eleições 2026
O parlamentar também falou sobre as tratativas para as eleições de 2026 e o futuro do vice-governador Themístocles Filho (MDB). Na entrevista, Severo Eulálio (MDB), afirmou que o MDB e o Partido dos Trabalhadores (PT) tem uma parceria histórica que deve se manter para as eleições de 2026, independentemente da presença do atual vice-governador Themístocles Filho na chapa majoritária.
Segundo Severo, a aliança entre as duas siglas é sólida: “Nossa parceria com o Partido dos Trabalhadores remonta de muito tempo. Desde 2002 para cá existe essa parceria muito forte. Hoje, o MDB, junto com Wellington Dias, teve candidatura majoritária com o senador Marcelo Castro e, na última eleição, junto com o governador Rafael, teve participação importante como vice-governador na chapa do PT. Essa parceria está consolidada a nível local, municipal e nacional”, destacou.
Eulálio também ressaltou que o MDB mantém bom relacionamento com o PT e que é natural que os partidos busquem ampliar seu espaço na composição da chapa majoritária para o próximo pleito. “Esse diálogo é constante. Claro que o MDB gostaria de manter a vaga de vice e de senador, da mesma forma que o PT deseja essas vagas. O PSD não é diferente. Isso faz parte do jogo político”, afirmou.
Atenção!
O A10Cast com Lídia Brito agora é exibido aos sábados, às 13 horas, na TV Antena 10. Você também pode acompanhar a entrevista na íntegra no YouTube e os recortes nos perfis @a10cast, @portala10mais e @tvantena10 no Instagram.
Fonte: Portal A10+