📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O delegado Charles Pessoa, um dos principais nomes do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), comentou nesta terça-feira (09) as ameaças que vem recebendo de facções criminosas após operações deflagradas no litoral do Piauí.
Diante das ameaças, Charles Pessoa afirmou que recebe a situação com tranquilidade e destacou o apoio interno recebido dentro da segurança pública. Ele relembrou a longa trajetória no combate ao crime organizado e a violência das facções.
"Quero agradecer o apoio dos nossos gestores e de todos os irmãos da segurança pública que têm prestado esse apoio desde o recebimento dessas ameaças. Eu recebo com tranquilidade. A gente combate as facções criminosas há 16 anos, não é fácil. Essas facções são extremamente violentas e covardes. Ao longo desse período, perdemos cinco irmãos que atuavam nesse combate. No decorrer desse trabalho, já recebemos outras ameaças e o Estado e a segurança pública deram a resposta à altura", disse o delegado Charles Pessoa.
Charles Pessoa estaria na mira da facção Comando Vermelho, em Parnaíba. Prints que circulam em grupos de WhatsApp indicam que criminosos teriam determinado sua execução. A imagem do delegado foi compartilhada acompanhada da descrição: "Decretado pelo CV do Piauí, Tropa do FB".
As supostas ameaças surgem dias após uma nova etapa das ações integradas do Pacto pela Ordem, conduzida pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí. Durante a operação, foram apreendidos cerca de 300 kgde entorpecentes, principalmente cocaína pura, no povoado Canto Redondo, zona rural de Bom Princípio do Piauí. O homem responsável pelo imóvel onde a droga estava enterrada foi preso.
Em seguida, Charles Pessoa enviou um recado direto às facções criminosas, afirmando que nenhum agente será intimidado e que as ameaças terão efeito contrário. O delegado ressaltou a determinação da equipe em continuar atuando no litoral.

"O que eu trago para os integrantes de facções criminosas é que nenhum tipo de ameaça irá fazer com que qualquer agente da segurança pública recue ao seu trabalho no Piauí. Pelo contrário, vai nos motivar, porque sabemos que estamos contribuindo com as famílias piauienses. Se vocês, criminosos, imaginaram que iam me intimidar, pelo contrário. Já estamos com malas prontas para retornar ao litoral e mostrar o peso da segurança pública piauiense", afirmou.
O delegado-geral Luccy Keiko também se pronunciou, reforçando que o caso está sendo investigado e que ameaçar autoridades de segurança significa afrontar o próprio Estado. Ele informou que o DRACO já foi designado para apurar as origens das mensagens:
"Essas ameaças chegaram ao nosso conhecimento. Designamos o DRACO para tomar conta disso e estávamos bem tranquilos. Quem ameaça o profissional de segurança pública, principalmente neste momento o delegado Charles, que é um símbolo do combate às facções, não está ameaçando só o delegado, mas também o delegado-geral, o secretário de segurança, o Ministério Público, o Estado de direito e mais. Já estamos atuando, investigando, e estamos tranquilos quanto a isso. Vamos identificar qualquer autor de ameaças contra membros da segurança pública", declarou.
Fonte: Portal A10+