📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Departamento Estadual de Trânsito revelou que 75% das pessoas que morreram em acidentes de trânsito em 2024 não possuíam carteira de habilitação. A informação foi divulgada nesta terça-feira (09) pelo diretor de Operações de Trânsito (DOT), Fernando Aragão, durante entrevista à TV Antena 10 sobre os índices de sinistros no estado.
"75% das pessoas que se envolveram em sinistros de trânsito com mortes em 2024 eram pessoas que não possuíam habilitação. Isso é um absurdo, a gente sabe que habilitação gera prudência no trânsito, gera perícia, então as pessoas que estão se envolvendo em acidentes com vítimas fatais infelizmente não possuem habilitação", afirmou Aragão.
O diretor destacou ainda a gravidade das infrações cometidas por motoristas inabilitados e alertou sobre as penalidades previstas na legislação.
"Essa multa pode chegar a quase R$ 900 e se for por embriaguez pode chegar a quase R$ 3 mil . Então são multas pesadas e nós sabemos que 93% dos sinistros têm causas humanas, então são causas que podem ser evitadas. O uso de celulares, de bebidas alcoólicas geram riscos maiores de acidente e por isso nós chamamos atenção da população. Evite também ultrapassagem em locais proibidos, faça uso do cinto de segurança, do capacete e juntos vamos conseguir melhorar os números", completou.
Redução nos números de lesões
Apesar da alta taxa de mortes envolvendo motoristas sem habilitação, os dados de 2024 também apresentam sinais positivos. Segundo Fernando Aragão, o número de lesões em acidentes de trânsito apresentou uma redução significativa de 76% em relação a 2023. Somente no mês de agosto deste ano, a queda foi de 12%.
Fonte: Portal A10+